Estamos de aniversário. Neste dia 5 de abril, são comemorados os 54 anos de história das Rádios Planalto.
A Fundação Cultural Planalto de Passo Fundo foi construída pelos cristãos católicos da Diocese de Passo Fundo e região, para instalar meios de comunicação social em benefício do desenvolvimento integral da comunidade. Fundada em 5 de abril de 1969, trata-se da emissora de Passo Fundo mais antiga no ar, transmitindo de forma ininterrupta. Surgiu como Rádio AM e hoje é a Planalto News (FM 92.1), tendo na trajetória da Fundação a história que começou em 1982 da Rádio Planalto FM (105.9), hoje O Canal do Rio Grande.
A história começou a ser projetada por volta de 1941, quando o bispo de Passo Fundo Dom Claudio Colling, ainda sacerdote, demonstrava ter o sonho de um programa diário em uma rádio na capital do Estado. Era o sonho de instalar uma emissora de rádio católica.
Tornando-se bispo de Passo Fundo em 1951, assessorado por um grupo de sacerdotes, lançou a campanha entre os católicos da diocese, distribuídos em trinta pequenos municípios, para se cotizarem na doação dos recursos para aquisição dos equipamentos necessários à instalação da futura Sociedade de Radiodifusão do Planalto (Rádio Planalto). E assim, tudo se concretizou. Em 5 de abril, a Planalto entrava no ar, sendo a primeira palavra proferida “Deus”, na voz do primeiro diretor, padre Paulo Augusto Farina.
Hoje as Rádios Planalto são referência da boa comunicação, com jornalismo, esporte, evangelização e entretenimento pelos 92.1 e a cultura gaúcha durante as 24 horas do dia nos 105.9.
A Fundação Cultural Planalto de Passo Fundo tem como missão gerar e divulgar informações relevantes, que promovam a evangelização, o entretenimento e o desenvolvimento humano, social e econômico.
[foto=106351]