Grupo Planalto de comunicação

Sondagem Econômica do Índice de Confiança do Consumidor em Passo Fundo

O período de ajustes econômicos em que o país vem passado tem afetado diversos segmentos da sociedade. Com isso, famílias estão buscando alternativas para manter seu orçamento em equilíbrio, controlando gastos e despesas.

Buscando compreender a economia de Passo Fundo, o Programa de Mestrado em Administração da IMED desenvolveu de forma inédita, uma sondagem econômica do município e medir de forma atual a confiança do consumidor.

[foto=20981]

[foto_esquerda=20982]

O Índice de Confiança do Consumidor – ICC expressa em números a percepção dos consumidores em relação a situação atual, o futuro da economia, a inflação, as decisões de poupança, consumo e de possibilidades de emprego no município. A pesquisa também levanta outros dados de interesse referentes a intenção de compra de bens duráveis (carro e casa) e a capacidade de economizar versus gastos.

[foto_direita=20983]

Os resultados do levantamento mostraram que o consumidor está preocupado atualmente com a situação econômica geral e da família. Ele também apontou o momento de insatisfação do consumidor em relação à economia, mas existe um otimismo em relação às expectativas para os próximos meses.

[foto_esquerda=20984]

Outro dado apontado durante a pesquisa foi quase metade dos consumidores entrevistados afirmam que a situação econômica atual se encontra regular.

[foto_direita=20985]

Uma das principais dificuldades relatadas pelos consumidores é a inflação, seguida pelo mercado de trabalho. Segundo os dados da pesquisa, a estimativa de inflação na percepção dos consumidores será de aproximadamente 10% ao ano, e a possibilidade de emprego ficou com o pior indicador, ou seja, esse é um momento de ajustes.

Por outro lado, os consumidores relataram que esse seria um momento propício para economizar, buscar um equilíbrio para manutenção da situação financeira da família.

Para os responsáveis pela pesquisa, Dr. Kenny Basso, Dr. Vitor Francisco Dalla Corte e Me. Adriano José da Silva, “apesar do panorama atual do consumidor demonstrar preocupação quanto à economia e o mercado de trabalho, ele está otimista em relação ao futuro, com uma expetativa de melhoria da situação”.

A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 31 de julho e entrevistou 376 consumidores que residem em Passo Fundo.

A pesquisa completa e os resultados obtidos podem ser conferidos no site imed.edu.br.

Facebook
Twitter
WhatsApp