Na quinta-feira (27), no Plenarinho da Câmara de Vereadores, ocorreu reunião para tratar sobre questões relativas à BR 285, em especial ao trevo de acesso ao Distrito Industrial. Participaram da reunião, além de empresários e representantes da comunidade, o vereador Eduardo Pelicciolli (PSB), o superintendente do DNIT no Estado, Hiratan Pinheiro da Silva, o supervisor do DNIT de Cruz Alta, Luiz Augusto Bassani e o ex-diretor do DNIT, Cajar Nardes.
Luiz Augusto Bassani explicou que a obra de travessia urbana prevista para Passo Fundo prevê intervenção em 12 quilômetros, iniciando na BR 285, desde o trevo com a BR 153, até o trevo para Pontão, na outra extremidade. De acordo com ele o trecho foi caracterizado como emergencial o que possibilitou a contratação de um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTA). “Demos um passo importante e agora se trabalha um Termo de Referencia para se contratar diretamente o projeto desta travessia que deve contemplar uma duplicação de toda esta extensão , além de ruas paralelas com o intuito de separar o tráfego urbano do da rodovia”, informou.
O supervisor esclareceu que após esta fase inicial de contratação, quando o projeto for iniciado, uma das condicionantes é a realização de audiência pública, para que a comunidade coloque suas demandas. Também é usual a criação de grupos de trabalho por parte do Executivo e do Legislativo com a comunidade para que se coloque as necessidades com a rodovia.
Peliciolli comentou que existe um pleito junto aos empresários locais para que se busque um trevo mais adequado às necessidades da comunidade. “O orçamento passado é de cerca de R$ 800 mil, o que estamos buscando é um trevo mais adequado, conseguirmos pactuar que este trevo melhoraria tanto o acesso a UPF quanto ao Distrito Industrial. Já iniciamos um trabalho de aproximação com o Executivo para que se tenha esta contrapartida de investimentos na BR para que possamos buscar mais melhorias, com duplicação e elevados”, explicou.