Hoje completa uma semana da agressão que resultou na morte de Luis Carlos Zanin, de 57 anos. O homem teve como provável causa de morte uma hemorragia intracraniana, supostamente causada por agressões de um proprietário de um mercado no bairro Leonardo Ilha, em Passo Fundo.
Segundo o boletim de ocorrência, as agressões teriam sido motivadas por uma dívida de aproximadamente R$ 310 que Zanin teria no estabelecimento.
Após a circulação das notícias, o homem se apresentou à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Passo Fundo, na tarde de quinta-feira (5), com outro advogado, negando a autoria do fato.
A reportagem policial do Grupo Planalto de Comunicação contatou o advogado criminalista Fabrício Lorandi Pinheiro, que assumiu a defesa do suspeito na última semana.
Questionado sobre a confirmação da autoria do fato, o advogado preferiu não se manifestar ainda, sob o contexto de que precisa ter acesso ao inquérito policial para poder se integrar do caso e então se pronunciar.
Em nota enviada à Rádio Planalto, o advogado fala sobre o caso e as próximas medidas a serem tomadas.
Confira a nota emitida pelo dr. Fabrício Lorandi Pinheiro:
O Escritório Cavalcanti, Pinheiro & Viuniski, com sede na cidade de Passo Fundo/RS, bancada constituída pelo proprietário do mercado localizado no Bairro Leonardo Ilha, apresenta, a pedido da Rádio Planalto, manifestação tendo em vista os fatos noticiados nos últimos dias.
Como é do conhecimento geral, no dia 03/09 do corrente ano, o senhor Luís Carlos Zanin veio a óbito após, supostamente, ter sido agredido na cidade de Passo Fundo. Segundo informações da imprensa local, o autor das agressões tratava-se de um proprietário de mercado do Bairro Leonardo Ilha e, a motivação, seria uma dívida financeira.
Pois bem, tendo em vista os fatos noticiados, enquanto defesa técnica, o que podemos afirmar no presente momento é que fomos procurados e constituídos pelo dono do mercado, e que passamos a representá-lo formalmente na última sexta-feira, 06/09.
Na data de hoje, segunda-feira, realizaremos a juntada da procuração na Delegacia de homicídios de Passo Fundo e, obviamente, o intuito é ter acesso a todos os documentos presentes no inquérito policial instaurado. Os próximos passos serão dados após a análise detalhada de todos os referidos documentos.
Como sempre referimos em nossas manifestações públicas, ao longo dos anos, nossa atuação sempre se deu com muito respeito, lealdade e ética e, no presente caso, não será diferente no que tange ao senhor que veio a óbito, bem como os seus familiares. Da mesma forma, pedimos respeito e cautela acerca dos comentários precipitados no que tange ao dono do mercado, eis que, certamente, tudo será devidamente esclarecido ao longo da investigação policial.
Fabrício Lorandi Pinheiro
Advogado Criminalista
OAB/RS 102.171
Relembre o caso
Segundo informações o boletim de ocorrência, Zanin teria sido abordado e agredido gravemente pelo proprietário de um mercado em um bairro de Passo Fundo, na última terça-feira (3).
Após as agressões, ele foi socorrido por um popular, mas recusou atendimento médico e pediu à família que não tomasse nenhuma atitude contra o suspeito, temendo represálias. Há a informação ainda, de que as agressões teriam sido motivadas por uma dívida de proximadamente R$ 310 que Luis teria no mercado pertencente ao homem.
Horas mais tarde, o estado de saúde de Zanin piorou, ele começou a vomitar e foi levado ao Hospital de Clínicas de Passo Fundo. Infelizmente, antes de passar por exames, o homem não resistiu e faleceu, com a provável causa da morte sendo uma hemorragia intracraniana.
A família da vítima registrou um boletim de ocorrência, e o suspeito do crime já entrou em contato com as autoridades, informando que pretende se apresentar.