A abertura oficial da 23ª Toca do Coelho, em Tapera, na região do Alto Jacuí/RS, aconteceu na noite dessa quinta-feira (21). O evento prossegue até o dia 31 de março, aguardando os visitantes de toda a região.
Os coelhos, anfitriões da festa, chegaram acompanhados pelo presidente Jaimir de Lazzari, num jipe enfeitado com cenouras e flores. O evento contou com a presença de autoridades locais e regionais, soberanas do município, representantes dos patrocinadores do evento e famílias.
Durante os pronunciamentos, Jaimir resgatou brevemente a história da Toca do Coelho, que teve início no ano 2000 e sempre foi um trabalho realizado a muitas mãos, com voluntariado e criatividade. Agradeceu às funcionárias da ACIT Isaura Bervian, Lisandra Lacerda e Marisa Bohn pela dedicação constante; às coordenadoras Liciene Ciprandi, Zaira Anghinoni e Margareth Simon Barbosa por pensarem em todos os detalhes com muito carinho, aos patrocinadores que viabilizaram o evento, à Secretaria de Obras pela prestatividade em ajudar e aos voluntários que estão há muitos meses doando seu tempo e seu trabalho à Toca. A Toca do Coelho é um evento que fomenta a cultura, a educação, o comércio, a agricultura e o turismo.
O presidente da Câmara de Vereadores, Joel Alves dos Santos, falou que a Toca do Coelho é um grande sucesso e que o Legislativo nunca mediu esforços para que a Toca se tornasse realidade.
Representando o senador Luiz Carlos Heinze, Ireneu Orth comentou a presença massiva do público na noite de abertura e comemorou o sucesso do evento.
Para finalizar, o prefeito Osvaldo Henrich Filho comentou que as primeiras edições da Toca do Coelho aconteceram em uma das casas da Família Henrich e que, desde o início, toda comunidade se envolveu. “A Toca é um evento que cresceu e agrada a todas as idades. Sucesso ao evento, boas vendas aos expositores, divirtam-se. Declaro aberta a 23ª edição da Toca do Coelho”.
Durante a solenidade, os professores Daniel Rodrigues e Alissandro Wommer interpretaram o Hino Nacional. Após, o professor Leonardo Mathias de Oliveira se juntou à dupla para cantar o Hino a Tapera.
O Coral Infanto-Juvenil A União Faz a Vida, com a regência de Julia Kuhn Lorenzoni, apresentou as canções Não mais escravos e Por Mais Beijos. O Coral Infantil A União faz a Vida, sob a regência do professor Daniel Rodrigues, apresentou as canções Homenagem a Tapera e Feliz Aniversário.
Após a solenidade, as autoridades visitaram os cenários da Toca do Coelho.
A Banda Monte Carlo foi a primeira a subir ao palco e se apresentar ao público. Até o dia 31 de março, haverá uma programação intensa e diversificada.