Para garantir o acesso aos serviços de saneamento à população em situação de vulnerabilidade, a Corsan mantém o benefício da tarifa social. A modalidade está disponível para famílias inscritas nos programas de assistência e que comprovem ser beneficiárias de transferência de renda municipal, estadual ou federal.
Quem tem direito e adere à tarifa social recebe 60% de desconto nos serviços de água e esgoto e no valor do metro cúbico (m³) nos primeiros 10 mil litros de consumo. Com isso, o valor mensal do serviço básico fica em R$ 14,77, e o custo do metro cúbico de água, por exemplo, cai para R$ 3,12 de acordo com a estrutura tarifária vigente.
Como solicitar
A inscrição na tarifa social só pode ser realizada pelo titular da fatura de água, com apresentação de documento de identificação com foto, comprovante de endereço e comprovante atualizado de cadastro no CadÚnico. A residência do beneficiário deve possuir no máximo 60 metros quadrados e ter até seis pontos de distribuição de água. Após a solicitação para obter a tarifa social, uma equipe da Corsan faz uma vistoria em no máximo 20 dias.
O cadastro deve ser feito em uma unidade de atendimento da Corsan depois de agendamento prévio pelo site corsan.com.br, aplicativo Corsan, telefone 0800.646.6444 ou pelo WhatsApp (51) 99704-6644.
Água às comunidades
A Corsan também possui iniciativas próprias para levar água tratada às comunidades em vulnerabilidade social. Pelo Programa Água, Vida e Cidadania, a população atendida tem acesso a benefícios como gratuidade na primeira ligação da sua residência à rede e três meses de carência na tarifa. Durante esse período, é realizado um trabalho técnico e social para conscientização sobre o consumo consciente.
“É por esse programa que levaremos, nos próximos dias, água tratada a aproximadamente 450 famílias que vivem na Ocupação 4 do bairro José Alexandre Záchia, em Passo Fundo. Estamos sempre atentos a essas questões socais”, afirma o superintendente da Regional Planalto da Corsan, Aldomir Santi.