Grupo Planalto de comunicação

Tarso oferece secretaria de Infraestrutura ao pedetista Airton Dipp

Com a decisão do PSB de entregar os cargos na máquina do Estado e adotar postura política independente, o governador Tarso Genro decidiu oferecer o cargo de secretário de Infraestrutura e Logística para Airton Dipp (PDT), ex-prefeito de Passo Fundo. Tarso se reuniu no final da tarde de segunda-feira com o presidente estadual do PDT, Romildo Bolzan Jr., para fazer a oferta. Na ocasião, o PSB sequer havia iniciado a reunião que culminou com a decisão de entregar os cargos.

No entanto, como o indicativo de saída dos socialistas era grande, Tarso se adiantou. Na manhã desta terça-feira, após o PSB oficializar a devolução de todos os cargos em breve reunião com o governador, incluindo a Infraestrutura e Logística, comandada pela sigla desde janeiro de 2011, Tarso telefonou novamente para Bolzan. Reforçou a convite para o pedetista Dipp, mas não estabeleceu prazo para a resposta. Disse que o PDT não precisa ter pressa.

A oferta do cargo ao PDT é uma estratégia de Tarso para se aproximar do PDT, que também cogita lançar candidatura própria ao Piratini em 2014, o que determinaria a saída do governo num futuro próximo. Bolzan avisou a Tarso que somente poderá responder ao convite após reunir a bancada do partido na Assembleia e a executiva estadual. A situação já causa divisão no PDT.

A Secretaria de Infraestrutura, a mais poderosa e com mais recursos para investir de todo o governo, é tentadora. Mas o partido, em reuniões no interior, está apontando uma tendência majoritária pela candidatura própria. Lideranças da sigla entendem que seria contraditório assumir o cargo no momento em que os pedetistas encaminham uma candidatura adversária a  Tarso em 2014.

Atualmente, Dipp já está no governo. Ele ocupa uma das diretorias da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI). Procurado pela reportagem da Rádio Planalto, o ex-prefeito de Passo Fundo preferiu não se manifestar. De acordo com ele a proposta foi feita ao presidente do PDT e seu nome foi apenas uma cogitação.

Facebook
Twitter
WhatsApp