Se bem utilizada, a tecnologia pode ser uma grande aliada para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, contribuindo inclusive para a segurança. Um exemplo disso é o site Onde fui Roubado, uma plataforma colaborativa que mapeia roubos, furtos entre outras incidências em cidades brasileiras. Todos os registros são feitos, anonimamente, por cidadãos que indicam em um mapa as regiões com mais ocorrências como assaltos, por exemplo.
Com o objetivo de alertar pessoas sobre regiões onde determinados crimes costumam acontecer, o site já conta com 637 cidades cadastradas. Basta fazer um rápido cadastro junto ao serviço online e especificar o crime que foi cometido para fazer parte da rede de relatores.
Ao procurar por uma cidade no site, um mapa irá exibir a categoria de crimes em forma de marcadores coloridos. Detalhes atualizados constantemente quanto ao tipo da ação são devidamente exibidos pela página do serviço. Por exemplo: ao selecionar um dos registros, o tipo “Arrombamento Veicular” e acessar “Mais detalhes”, até mesmo um comentário da vítima pode ser lido. “Estacionei meu carro, quebraram o vidro e levaram o estepe”, por exemplo. Estatísticas sobre os acontecimentos dos últimos 90 dias também são dados passíveis de acesso. O público mais afetado (homens e mulheres), quantidade de B.Os feitos, horários em que os crimes acontecem com maior frequência e o total dos tipos de crimes cometidos podem ser também consultados.
A página inicial de Onde fui Roubado exibe dados em tempo real relacionados, naturalmente, aos crimes cometidos Brasil afora: 37% das vítimas são mulheres, 52% das pessoas vítima de crimes não registram Boletim de Ocorrência e 55% das denúncias acontecem durante a noite.
Em Passo Fundo a plataforma ainda é pouco utilizada. Ao buscar a cidade no site, pode-se observar que nos últimos 90 dias, quatro crimes foram cadastrados, sendo que um aconteceu durante o dia, e os demais durante a noite. Destes, 50% das vítimas registraram B.O. Dentre as categorias dos crimes, foram registrados roubos de veículo e assalto à mão armada.
Confira no vídeo abaixo uma explicação rápida sobre o serviço.











