Grupo Planalto de comunicação

Temporal no RS causa morte, quedas de energia elétrica, alagamentos e bloqueio de rodovias Conforme o Grupo Planalto de Comunicação vinha anunciando, com a previsão divulgada pelos institutos de meteorologia, as chuvas voltaram de forma intensa ao estado do Rio Grande do Sul. A instabilidade continua durante a quarta-feira, 17, o que coloca em alerta a Defesa Civil e autoridades de todo o estado.

Foto: Arquivo/Grupo Planalto de Comunicação

Conforme o Grupo Planalto de Comunicação vinha anunciando, com a previsão divulgada pelos institutos de meteorologia, as chuvas voltaram de forma intensa ao Rio Grande do Sul.  A instabilidade continua durante a quarta-feira, 17, o que coloca em alerta a Defesa Civil e autoridades de todo o estado.

Em algumas áreas, a situação foi mais preocupante. Na região Metropolitana, alagamentos, quedas de árvore, estragos em empresas e uma morte foram registrados.  Um homem morreu na madrugada desta quarta-feira em Cachoeirinha. De acordo com informações da Defesa Civil do município, a vítima acabou atingida por uma marquise de supermercado, que cedeu em função da força do vento.

Na Fronteira, o quadro também é de grande preocupação. Um temporal que começou ainda durante a noite de terça-feira (16), em Uruguaiana, registrou rajadas de até 74 km/ h, causando estragos na rede elétrica.

Também na Fronteira, em Santana do Livramento, a chuva causou alagamentos e enxurradas. Moradores flagraram objetos sendo arrastados pela enxurrada.   No interior do município, três casas de assentamentos de colonos foram destelhadas e uma série de árvores tombaram devido à ventania.

CHUVAS CONTINUAM: O Rio Grande do Sul terá chuva em todas as regiões nesta quarta-feira, 16. Uma área de baixa pressão na costa e outra no Nordeste da Argentina que avança para o Oeste do estado trazem a instabilidade com chuva de forte a torrencial, resultando em altos volumes de precipitação em curto intervalo de tempo. Esse cenário pode facilitar a formação de alagamentos e inundações repentinas. Segue o risco de temporais com vento em pontos isolados, alguns severos, especialmente na primeira metade do dia. A temperatura deve ser amena em todo o Estado.

Em Passo Fundo, a temperatura máxima será de 24°C. A Defesa Civil Municipal divulgou alerta para a instabilidade que vai continuar, o que requer a atenção da população pelo menos até o início da manhã de quinta-feira (18). De acordo com o Coordenador de Proteção e Defesa Civil, Fernando Carlos Bicca, a precipitação pode alcançar 96 mm e ventos de 21Km/h neste período no município.

 

RODOVIAS ESTADUAIS BLOQUEDAS:

▶️ ERS 130, KM 37/ Venâncio Aires – Bloqueio total, erosão da pista.

▶️ ERS 431, KM 22/ São Valentim do Sul – Bloqueio total, ponte cedeu.

▶️ ERS 448, KM 23/ Nova Roma do Sul – Bloqueio total, ponte metálica caiu.

▶️ ERS 474, KM 23/ Santo Antônio da Patrulha – bloqueio total, queda de árvore.

▶️ ERS 474, KM 17/ Santo Antônio da Patrulha – bloqueio total, queda de árvore.

▶️ ERS 486, KM 20/ Itati – bloqueio total, queda de árvore.

▶️ ERS 494, KM 07/ Morrinhos do Sul – bloqueio total, ponte bloqueada.

▶️ ERS 239, KM 59 ao 61/ Taquara – bloqueio total, queda de árvore.

▶️ ERS 020, KM 40/ Taquara – bloqueio total, queda de árvore.

 

Bloqueio parcial:

 

▶️ ERS 420, KM 29/ Aratiba – Bloqueio parcial, pista cedeu.

▶️ ERS 491, KM 05/ Marcelino Ramos – Bloqueio parcial, DAER liberou em meia pista.

▶️ ERS 431, KM 25/ São Valentim do Sul – Bloqueio parcial, a pista cedeu devido erosão.

▶️ VRS 826, KM 11/ Alto Feliz – Bloqueio parcial, erosão do asfalto e queda de barreira.

▶️ ERS 130, KM 30/ Venâncio Aires – bloqueio parcial, cabos de energia na rodovia.

▶️ ERS 124, KM 32/ Montenegro – bloqueio parcial, queda de árvore.

▶️ ERS 235, KM 35/ Gramado – bloqueio parcial, queda de árvore.

▶️ RSC 453, KM 88/ Carlos Barbosa, bloqueio parcial, queda de árvore.

▶️ ERS 020, KM 05/ Gravataí – bloqueio parcial, queda de árvore.

Facebook
Twitter
WhatsApp