Honraria da Câmara reconhece personalidades com contribuições relevantes à comunidade de Passo Fundo
“Reconhecido perante a tropa e a sociedade, o tenente-coronel Navarro sempre se mostrou ser um líder, não apenas em comando, mas participando em conjunto em todos os momentos, bons e ruins, e isso que mostrou a sua excelência e trouxe os grandes resultados”. A fala do presidente da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, Gio Krug (PSD), marcou a homenagem ao tenente-coronel Rogério Schmidt Navarro, que recebeu a Medalha Grão Mérito Fagundes dos Reis na noite de quarta-feira (21), no Plenário Sete de Agosto.
A honraria, instituída por lei municipal, é destinada a personalidades com reconhecida atuação em benefício da comunidade, nas mais diversas áreas. No caso de Navarro, o reconhecimento se deu pela liderança e comprometimento à frente do 3º Batalhão de Polícia de Choque da Brigada Militar, sediado em Passo Fundo, com impacto direto na segurança e bem-estar da população.
A solenidade reuniu autoridades civis e militares, familiares, amigos e integrantes da comunidade. Compuseram a mesa oficial o vice-prefeito Volnei Ceolin, o comandante do CRPO-Planalto, Cel QOEM Marco Antônio dos Santos Morais, o diretor do Foro da Comarca, Luiz Clóvis Machado da Rocha Júnior, o delegado regional da Polícia Civil, Adroaldo Schenkel, além de Navarro e o vereador proponente da homenagem, Gio Krug.
Durante o ato, Krug ressaltou o comprometimento do homenageado com a ética, o profissionalismo e a dedicação ao serviço público. “É um servidor público que faz com amor e se dedica, o que reflete diretamente no serviço prestado à sociedade. Esta Casa faz o seu papel entregando a sua maior honraria, que a sociedade reconhece”, afirmou o presidente da Câmara, relembrando ainda momentos em que atuou ao lado de Navarro, no antigo BOE de Passo Fundo.
Com 31 anos de atuação na Brigada Militar, sendo cerca de duas décadas dedicadas à região Norte do Estado, Navarro afirmou que se sentia profundamente honrado com a distinção. “É uma imensa satisfação estar vivendo esse momento. Eu me sinto muito lisonjeado, principalmente por estar sendo indicado por esta Casa, que é a Casa do Povo. É um momento muito emocionante justamente por estar sendo valorizado pelo trabalho aqui prestado na área da segurança pública junto à comunidade gaúcha”, destacou.
O comandante também fez questão de compartilhar o mérito com colegas de farda e com sua família. “Sem esse apoio e aprendizado constante, esse momento jamais ocorreria”, frisou.
Estiveram presentes os vereadores Ada Munaretto (PL), Eva Valéria Lorenzato (PT), Cícero Marins (PSD), Douglas Pereto (PSD), Edgar Gomes (PSDB), Luizinho Valendorf (PSDB), Evandro Meireles (PSDB), Felipe Manfroi (PSD), Iriel Sachet (Podemos), João Pedro Nunes (MDB), Rafael Colussi (UB), Ronaldo Rosa (PSD), Gilmar Fuga Jr. (PSB), Diego Milani (PL) e Renato Tiecher (PL).
Trajetória do homenageado
Natural de Porto Alegre, Rogério Schmidt Navarro ingressou na Brigada Militar em fevereiro de 1994. Desde então, desempenhou funções em diversas unidades e operações estratégicas, com passagens pelo 3º RPMon de Passo Fundo, Força Tarefa do DENARC, 1º BPM de Porto Alegre, 14º BPM de São Luiz Gonzaga, 38º BPM de Carazinho, CRPO Planalto, BOE de Passo Fundo e Comando de Polícia de Choque em Porto Alegre. Atualmente, comanda o 3º BPChoque, força especializada de atuação regional.
A Medalha Grão Mérito Fagundes dos Reis
Criada pela Lei Municipal nº 3.969/2002, a Medalha Grão Mérito Fagundes dos Reis é uma das maiores distinções do Poder Legislativo passo-fundense. A homenagem leva o nome de Joaquim Fagundes dos Reis, considerado o patriarca do município. Pode ser concedida a pessoas que tenham prestado relevantes serviços em até 15 áreas diferentes da sociedade.