O 3º Batalhão de Polícia Ambiental da Brigada Militar (3º BPAmb BM), com sede em Passo Fundo, está sob novo comando. O tenente-coronel PM Jarbas Luiz Bohrer, de 45 anos, assumiu oficialmente a função, substituindo o tenente-coronel PM Alessandro Augusto Bernardes dos Santos, transferido para o Comando Regional de Polícia Ostensiva Centro Sul (CRPO CS), em Guaíba.
O 3º BPAmb BM atua em uma área que abrange 130 municípios, organizados em duas Companhias Ambientais, com sedes em Passo Fundo e Erechim, sendo responsável por ações de fiscalização, preservação e proteção do meio ambiente em toda a região.
Natural de Passo Fundo, o tenente-coronel Bohrer é formado em Direito pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e ingressou na Brigada Militar em 2006, pela Academia de Polícia Militar (APM BM), em Porto Alegre. Ao longo da carreira, comandou a 3ª Companhia do 38º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Sarandi, além de atuar como chefe de seções e subcomandante do 38º BPM, em Carazinho.
Na sequência, comandou o 39º BPM, em Palmeira das Missões. Em 2021, foi transferido para o Comando Regional de Polícia Ostensiva do Planalto (CRPO P), em Passo Fundo, onde exerceu a função de chefe do Estado-Maior até o final de 2025. Agora, passa a liderar a unidade conhecida como o “Braço Verde da Brigada Militar”, referência à atuação ambiental da corporação.
Reportagem: Jeferson Vargas
Grupo Planalto de Comunicação











