Pelo menos 20 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas nesta terça-feira, 23, após um terremoto de magnitude 7 atingir a fronteira montanhosa entre a China e o Quirguistão, anunciaram as autoridades, com ao menos outras 24 sob escombros. O sismo, registrado pouco depois das 02h (15h de segunda-feira em Brasília) a uma profundidade de 13 quilômetros, teve o seu epicentro na região chinesa de Xinjiang, a 140 quilômetros da cidade Aksu.
As primeiras informações apontam que 18 casas foram soterradas, o que levou à evacuação de mais de 200 pessoas no condado de Zhenxiong, na província de Yunnan. No condado chinês de Akqi, seis pessoas ficaram feridas, duas delas “gravemente”, segundo uma publicação na rede social Weibo do governo regional de Xinjiang. Um total de 47 edifícios desabaram e outros 78 foram danificados, segundo este comunicado.
As autoridades locais enviaram uma equipe ao local do epicentro, e cerca de 800 pessoas estavam prontas para realizar esforços de resgate, informou a agência de notícias estatal chinesa Xinhua.