Grupo Planalto de comunicação

Uampaf comemora 38 anos de atuação União das Associações de Moradores de Passo Fundo foi homenageada na Câmara de Vereadores

Foto: Comunicação Digital CMPF

A União das Associações de Moradores de Passo Fundo (Uampaf) foi homenageada pela Câmara de Vereadores na noite dessa sexta-feira (24), pela passagem dos seus 38 anos de existência. A Uampaf congrega as 96 associações de moradores de Passo Fundo, sendo uma entidade de importância histórica para as demandas dos bairros. A proposição foi uma iniciativa do vereador Altamir da Silva dos Santos (Professor Gringo – PDT) e aprovada em Plenário por unanimidade.

O Presidente da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, Saul Spinelli (PSB), conduziu a cerimônia que contou também com a presença de vereadores, autoridades municipais, do atual presidente e ex-presidentes da Uampaf, presidentes de associações de bairro e convidados. A Mesa Oficial foi composta pelo coordenador dos Movimentos Populares Felipe Manfrói, representando o Executivo Municipal; pelo presidente da Uampaf, Nilso Santa Helena e pelo presidente do Conselho Deliberativo da Uampaf, Marcelo Chaves.

O Presidente da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, Saul Spinelli (PSB), destacou que a Uampaf possui um papel fundamental para o desenvolvimento de Passo Fundo. “A Uampaf foi fundada há quase 40 anos e tem um destaque muito grande no desenvolvimento do município pela sua organização comunitária e principalmente pelo momento em que foi criada, de transição entre a ditadura e o processo democrático no Brasil. Ao longo do tempo muitos temas foram debatidos pela Uampaf, entre eles as melhorias no transporte coletivo, o pedido pela radioterapia pelo SUS em Passo Fundo, junto ao Conselho Municipal de Saúde pela criação dos Cais, a luta por mais asfalto, por escolas, pelo meio ambiente, por tantas pautas que construíram nossa cidade como a sexta economia do estado. E tudo isso com um trabalho das lideranças de forma voluntária”, ressaltou.

O proponente da Sessão Solene, vereador Altamir, que por motivo de força maior não pode se fazer presente, enviou sua mensagem parabenizando os líderes comunitários e a Uampaf pelos seus 38 anos de defesa dos interesses das comunidades. “Esta solenidade é um momento oportuno para todos nós refletirmos sobre o trabalho desenvolvido por esta importante entidade do nosso Município. Trabalho esse que só é possível pelo empenho e dedicação de pessoas que acreditam no progresso de nossos bairros e no desenvolvimento da cidade”, afirmou.

O presidente da Uampaf, Nilso Santa Helena, agradeceu pelo reconhecimento do Legislativo e afirmou que a entidade é atuante em todas as comunidades de Passo Fundo. “Em qualquer lugar que formos encontramos a marca da Uampaf, pois lá tem um líder comunitário que está reivindicando melhorias para seu bairro. Sabemos que nenhum bairro é igual ao outro, cada comunidade tem uma demanda diferente e a Uampaf está sempre junto, tentando resolver da melhor forma possível. Nossa união de associações começou do zero, sem nada, era apenas um grupo com vontade de trabalhar pela comunidade. Hoje temos um ginásio, a entidade regularizada e atuante”, explica. Segundo Nilso, a homenagem da Câmara gera um sentimento de alegria e satisfação por “poder comandar uma entidade como a Uampaf que é uma das maiores de Passo Fundo. Agradeço a nossa diretoria e aos presidentes de bairro pelo nosso trabalho em parceria”.

Evidenciando a importância de cada associação de moradores, todos os líderes comunitários e ex-presidentes da Uampaf presentes na solenidade receberam certificados de reconhecimento pelos 38 anos de atuação da entidade em Passo Fundo.

A Uampaf

A União das Associações de Moradores de Passo Fundo é uma entidade sem fins lucrativos, que congrega representantes das associações de moradores dos bairros de Passo Fundo. O trabalho do líder comunitário é evidenciado na busca por melhorias para suas comunidades junto ao poder público e de forma democrática, através de eleições periódicas.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais