A formatura de mais de 50 novos médicos especialistas marcou a solenidade realizada na sexta-feira, 20 de fevereiro, pela Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Passo Fundo em parceria com o Hospital São Vicente de Paulo. A cerimônia celebrou a conclusão dos Programas de Residência Médica (UFFS/HSVP). Atualmente, 21 são especialidades que reforçam o compromisso das instituições com a formação qualificada e humanizada de profissionais da saúde.
O evento reuniu diversas autoridades, entre elas o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFFS, Joviles Vitório Trevisol; o diretor do Campus Passo Fundo, Jaime Giolo; a coordenadora da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, Rejane Eliete Luz Pedro; o vice-prefeito de Passo Fundo, Volnei Ceolin; o presidente da Câmara de Vereadores, Luizinho Valendorf; o presidente do HSVP, José Miguel Rodrigues da Silva; a coordenadora da Coreme UFFS/HSVP, Giovana Bonfantti Donato; além do médico especialista convidado Rudah Jorge. Familiares, amigos e representantes da comunidade acadêmica e científica também prestigiaram o momento.
A representante da Associação dos Médicos Residentes, especialista em Cirurgia Geral, Priscila Sabrina Post, afirmou que a residência os transformou não apenas pelo conhecimento adquirido, mas pela vivência intensa da medicina real. “Foram dias longos, decisões difíceis e com a necessidade constante de aprender e fazer melhor. Saímos deste ciclo com autonomia, senso crítico e a certeza de que a medicina se constrói todos os dias, na escuta atenta, na reflexão sobre nossas condutas e na coragem de seguir cuidando, mesmo diante dos desafios”.
O presidente do HSVP, José Miguel Rodrigues da Silva disse que é uma alegria imensa celebrar este momento ao lado da Universidade Federal da Fronteira Sul, parabenizando cada formando por sua trajetória de esforço, ética e compromisso. “Hoje, reconhecemos não apenas o mérito de vocês, mas também o papel essencial dos preceptores, supervisores e de toda a equipe envolvida na formação, cuja dedicação diária torna possível entregar à sociedade profissionais altamente capacitados. Que esta conquista seja apenas o início de uma carreira marcada por responsabilidade, humanidade e excelência”.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFFS, Joviles Vitório Trevisol, falou que a formatura dos novos residentes representa um momento de enorme significado para a Universidade. “Sentimo-nos honrados por contribuir para a formação desses profissionais, em um trabalho conjunto que envolve dedicação dos residentes, apoio de suas famílias e o compromisso das instituições parceiras. Somente neste ano, investimos mais de R$ 20 milhões em bolsas de residência médica, sendo R$ 15 milhões destinados aos programas de Passo Fundo, Carazinho e Pontão. Trata-se de um investimento público fundamental, cujo principal beneficiário é a sociedade, que passa a contar com médicos cada vez mais qualificados”.
Com mais de meio século de tradição na formação de profissionais, o HSVP é certificado pelo Ministério da Saúde como Hospital de Ensino e segue como um dos principais cenários de prática para estudantes de graduação, pós-graduação e programas de residência, com excelentes resultados em Exames Nacionais, contribuindo diretamente para a qualificação da região sul.











