A Universidade Federal da Fronteira Sul e o Hospital São Vicente de Paulo formaram a 11ª Turma de Residentes Médicos em Passo Fundo. Neste ano, são 53 especialistas em 22 Programas: Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia de Mão, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Dermatologia, Ecocardiografia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva Pediátrica, Neonatologia, Neurologia, Oftalmologia, Oncologia Clínica, Oncologia Pediátrica, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem.
A cerimônia, realizada na última sexta-feira, 21, contou com a presença do diretor do Campus Passo Fundo da UFFS, professor Doutor Jaime Giolo, da representante da 6ª Coordenadora Regional da Saúde, Alba Stein, do Secretário Municipal da Saúde, Diego Farias, da Vereadora de Passo Fundo, Ada Munaretto, do presidente do HSVP, José Miguel Rodrigues Da Silva, do diretor técnico médico do HSVP, professor Mestre Adroaldo Mallmann, da Coordenadora da Coreme da UFFS/RS, professora Doutora Giovana Bonfantti Donato, e outras autoridades locais e regionais.
O representante da Associação dos Médicos Residentes do HSVP, João Pedro Felkl Nascimento, falou que a cerimônia de certificação marca o fim de uma etapa significativa na vida de cada um, mas que a jornada de crescimento deles ainda continua. “A responsabilidade que assumimos hoje é imensa. Levamos conosco o compromisso de honrar o conhecimento que adquirimos, de praticar uma medicina ética e de seguir aprendendo. Que nunca percamos a curiosidade de um estudante, a precisão de um cientista e o coração de um simples ser humano”, disse o mais novo especialista em Cirurgia Geral.
Já o professor Dr. Jaime Giolo, em nome da Reitoria, disse que a Universidade Federal da Fronteira Sul e, de modo particular, o Campus Passo Fundo, agradece e louva, todos os dias, a parceria que estabeleceu, desde o primeiro momento, com o Hospital São Vicente de Paulo para, junto com outros parceiros, igualmente valorosos, ampliar e adensar, em Passo Fundo e na Região, um ecossistema consistente de formação na área da saúde. “O corpo humano, científico, técnico, moral e material e a consolidada experiência histórica no atendimento à saúde e na formação de recursos humanos dessa instituição hospitalar são imprescindíveis para o projeto educacional do Campus Passo Fundo da UFFS”.
Em seu discurso, José Miguel Rodrigues da Silva parabenizou os médicos especialistas pela conquista de suas certificações. “É inspirador ver o comprometimento que vocês demonstraram ao longo da Residência Médica, com desempenho notável, refletindo não apenas as horas de estudo, mas também a preocupação com a vida e o bem-estar de seus pacientes. Há quase 50 anos, o Hospital São Vicente de Paulo iniciou sua trajetória na formação de profissionais atentos à realidade da sociedade e defensores do acesso à saúde de qualidade, então, não temos dúvidas de que estamos formando especialistas altamente capacitados para o bom exercício da medicina”, afirmou o presidente do HSVP.