A Festa de Natal da Oncologia Pediátrica do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, realizada nesta quarta-feira, 17 de dezembro, contou com uma decoração especial, o sorriso dos pequenos. Mais de 25 crianças e adolescentes que realizam tratamento no Serviço, se divertiram e brincaram com as equipes de atendimento, familiares e os voluntários do Projeto Desenhando Sorrisos. A festa contou com a participação do Papai Noel, que ao chegar arrancou suspiros, risos e gritos de felicidade da criançada, e deixou mães, pais e adultos emocionados ao ver a alegria dos pequenos.
A enfermeira coordenadora do serviço, Glaucia Serafini, destaca que no decorrer do tratamento as crianças e famílias passam por muitas dificuldades, por isso a realização das festas ajuda a amenizar as preocupações e melhora o ambiente . “Queremos proporcionar momentos de alegria para as crianças. Acredito que quando eles estavam rindo e brincando com os palhaços elas esqueceram da dor, de que passavam por tratamento e foram apenas crianças”, ressalta a enfermeira, agradecendo a todos que colaboraram com doações ou trabalho para que a festa fosse realizada. “É muito bom poder contar com a ajuda da comunidade para levar alegria as crianças em tratamento. Quem doa deve ficar feliz também, pois o sorriso no rosto de quem recebe os presentes é uma grande recompensa”.
A festa foi aguardada com ansiedade e expectativa pelas crianças. A psicóloga Janaína Biasi ressalta que este entusiasmo ajuda a melhorar o ânimo dos pacientes e da força na batalha contra a doença. “ Esses momentos melhoram a autoestima deles já que, eles percebem que são queridos, além de amenizar o sofrimento que está presente no dia a dia deles”, comenta.
A alegria da confraternização é tanto das crianças como também das famílias. Fátima Sbissego, mãe do paciente Artur Sbissego, seis anos, que realiza tratamento desde maio deste ano, conta que encontra força e apoio em momentos como a festa. “Estava tudo maravilhoso. Ver o sorriso no rosto do Artur e ele brincando, não tem preço. Muito bom poder participar de festas assim”, relata a mãe, enquanto Artur se divertia com os presentes que ganhou.
Para a pequena Gisele Sarapio, seis anos, de São Valentim, que segundo a mãe, Marinês Sarapio, acordou as cinco horas ansiosa com a festa, a tarde foi de muita diversão. Em meio a sorrisos, ela contou que adorou os presentes do Papai Noel e que estava muito feliz. ” Eu ganhei muitos presentes, eu gosto muito do Papai Noel”. Luiz Augusto Quevedo, 14 anos, assim como muitas outras crianças, disse que iria para casa mais feliz depois da confraternização. “Gostei muito dos presentes, da companhia, e dos doces. A festa estava muito divertida. Com certeza tem que ter mais festas como esta”.
Projeto Desenhando Sorrisos deu suporte a festa
Os voluntários do Projeto Desenhando Sorrisos, que realizam atividades semanalmente na Oncologia Pediátrica no HSVP, deram suporte e apoio a Festa de Natal. Além da arrecadação de brinquedos e doces, a turma animou os pequenos.
Melina Rodrigues, idealizadora do projeto enaltece que a maior recompensa e incentivo para a realização do trabalho é o brilho no olho, o sorriso e alegria dos pacientes. “ Além das crianças, ver a felicidade das mães também é muito bom. No dia a dia nos sentimos elas angustiadas e hoje, por algumas horas, parece que elas esqueceram do tratamento e do sofrimento, isso é muito bom, ver mães, pais e crianças se divertindo é o melhor presente de Natal”, destaca Melina agradecendo as doações da comunidade.