Grupo Planalto de comunicação

Uma aula sobre a Câmara de Vereadores Em visita ao Parlamento, alunos conhecem a rotina do Legislativo e aprendem sobre o processo de criação das leis

Fotos: Comunicação Digital/CMPF

A tarde desta quinta-feira (08) foi especial na Câmara de Vereadores de Passo Fundo, com a visita de estudantes de três turmas dos terceiros anos da Escola Notre Dame Menino Jesus. Os alunos realizaram uma visita ao Parlamento, a fim de conhecer a estrutura do Legislativo, os vereadores e saber mais sobre o funcionamento de um dos Poderes Municipais.

A visitação, coordenada pela Escola Legislativa, começou com a recepção dos estudantes no Plenário Sete de Agosto, onde o presidente da Câmara, vereador Saul Spinelli, fez uma explanação sobre a rotina de trabalho dos parlamentares e sobre as ações realizadas em cada etapa do processo legislativo, até chegar às deliberações no plenário. Os alunos – na faixa dos nove anos de idade – aproveitaram o momento para fazer perguntas sobre o dia-a-dia da Câmara, a elaboração e votação dos projetos e sobre a importância política do Legislativo e dos representantes do povo.

Logo após, as crianças participaram de uma visita a todos os setores e gabinetes, esclarecendo dúvidas e questionando servidores, assessores e parlamentares. Também conheceram um pouco da história do Legislativo de Passo Fundo, através da exposição que ocorre neste mês no saguão da Câmara, com documentos, fotos e objetos do acervo do Instituto Histórico de Passo Fundo e do Arquivo Histórico Regional.

Para o presidente da Câmara, Saul Spinelli, demonstrar a história e a atuação do Legislativo para as crianças é fundamental para a formação de cidadãos conscientes. “Os alunos fizeram suas perguntas sobre como são as votações, como é a escolha dos vereadores, do prefeito e do vice, sobre a história do Parlamento. Desde 1857, antes mesmo de se criar o Executivo, tínhamos uma junta governativa que foi importante para o desenvolvimento da cidade. Até hoje Passo Fundo já teve, aproximadamente, 494 vereadores, sendo 13 mulheres, e ao longo dos 167 anos de nossa cidade, tivemos muitas conquistas que nasceram no Parlamento. Receber essas crianças e explicar tudo isso a elas foi uma grande alegria”, afirmou.

A professora Adriane Grespan, coordenadora educacional da Escola Menino Jesus, explicou que a visita foi uma sequência ao trabalho já iniciado com os alunos no ambiente escolar. “Todas as turmas do Fundamental I, a partir do terceiro ano, desenvolvem um trabalho de líderes de turma. Hoje nossas crianças vieram conhecer como funciona a Câmara, qual o trabalho dos vereadores e a importância deles na sociedade. Assim, vão se tornando futuros cidadãos ativos, conhecendo o real sentido da democracia e da politica”, disse.

A aluna Antônia de Borba dos Santos, de nove anos, afirmou ter gostado muito da atividade e que lhe chamou muito a atenção as galerias dos ex-vereadores. “Foi muito legal, gostei de ver os vereadores antigos nas fotos, eu gosto da história. Eu acho legal que a comunidade escolha os vereadores”, revelou. Antônia também esclareceu uma dúvida comum a muitos estudantes. “Eu perguntei como se decide quem vai ser eleito para prefeito se houver empate e descobri que quando isso acontece o escolhido é o mais idoso”, lembrou.

O diretor da Escola Legislativa, vereador Michel Oliveira (PSB), ressaltou que é importante abrir espaço para a comunidade, independente da idade. “Fazer essa recepção, explicando o papel da Câmara de forma pedagógica para os alunos foi muito gratificante. Quanto mais cedo plantarmos uma semente de cidadania, melhor. Os ensinamentos que foram passados hoje vão frutificar para um futuro de cidadãos que exerçam seus direitos e deveres em Passo Fundo”, finalizou Michel.

Facebook
Twitter
WhatsApp