Na sexta-feira, 27 de setembro, mais de 60 coreografias passaram pelo palco do UPF em Dança. Promovida pelo curso de Educação Física da UPF, a mostra reuniu dezenas de escolas de dança e grupos independentes, que trouxeram, com dançarinos dos 8 aos 80 anos, os mais diversos ritmos. Além de mostrarem seus trabalhos, os participantes em destaque foram premiados com medalhas, troféus e prêmios em dinheiro.
As apresentações ocorreram no ginásio da Universidade, no Campus I, com início às 16h, e o acesso foi gratuito para o público. Durante a tarde e a noite, integrantes de mais de 20 grupos mostraram seus trabalhos, que foram desde o tradicional folclórico ao jazz, incluindo danças urbanas e ballet. As coreografias foram avaliadas por jurados que têm a UPF em suas trajetórias. “Nossos jurados são egressos da Educação Física que atuam na região. Também temos um estudante do curso entre os avaliadores”, contou o professor Gustavo Maias, idealizador do evento.
Toda a organização do UPF em Dança ficou por conta de estudantes de Educação Física. “No curso, temos a disciplina de Dança. Então, nada mais justo do que trazer esse espaço de valorização, incluindo todos os ritmos e todas possibilidades”, destacou o professor. Maias também enfatizou que, muito além de uma competição, o UPF em Dança é um espaço de valorização dessa expressão artística, incluindo escolas de dança, grupos independentes e dança escolar.