O reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), José Carlos Carles de Souza, assinou, no dia 16 de março, um convênio com a Universidade de Poitiers, França. O convênio, firmado entre as duas instituições na modalidade de codireção (cotutela), é o primeiro dessa categoria e viabiliza a orientação compartilhada de alunos de doutorado.
O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro) Jackson Korchagin, que integra a equipe do projeto “Evolução mineralógica dos solos do sul do Brasil: caracterização dos processos de alteração e de impacto antrópico”, será beneficiado por esse convênio com bolsa da Capes. Os trabalhos nos quais o aluno participará serão desenvolvidos em conjunto entre o PPGAgro e o laboratório IC2Mp da universidade francesa, com orientação brasileira e francesa. Korchagin ficará na França por um ano e, ao final do doutorado, terá dois diplomas, ambos reconhecidos pelas duas instituições.
A orientação brasileira será realizada pelo professor Edson Bortoluzzi, que fez seu pós-doutorado na Universidade de Poitiers. Para o docente, a iniciativa representa mais um passo para a internacionalização da UPF. “A UPF é reconhecida internacionalmente como orientadora de doutorado por uma instituição francesa. Nossos estudantes terão dois diplomas, um brasileiro e outro francês, ambos reconhecidos internacionalmente, aumentando sua empregabilidade. Poderemos ainda receber estudantes estrangeiros de vários níveis”, pensa.
Foto: Gelsoli Casagrande











