Grupo Planalto de comunicação

UPF oferece novas estruturas aos estudantes das áreas de Engenharia e Arquitetura

A Universidade de Passo Fundo (UPF) inaugura, nesta quinta-feira, 28 de maio, o Prédio II da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear), o qual receberá a identificação de V2, e o Centro Tecnológico II, ou Cetec II, identificado como prédio R2. Os novos espaços disponibilizam 17 novas salas de aula, possibilitam a qualificação de laboratórios já existentes e propiciam a criação de novos espaços de pesquisas e estudos. O crescimento da Unidade Acadêmica, tanto no número de estudantes quanto na complexidade das pesquisas nela desenvolvidas, motivaram a construção desses novos espaços, localizados no Campus I da UPF, com áreas de aproximadamente 3.700m² (Prédio II – V2) e 1.600m² (Cetec II – R2). A Fear tem mais de 40 anos de atuação e atualmente oferece 12 cursos de graduação, dois programas de pós-graduação e diversos cursos de especialização.

Conforme o diretor da Unidade Acadêmica, Dr. Vagner Alves Guimarães, o número de estudantes da Unidade Acadêmica supera a capacidade da atual estrutura, e o prédio V2 atende a essa demanda, especialmente nos primeiros níveis dos cursos. O novo prédio do Cetec, por sua vez, possibilitou a ampliação e a reorganização dos laboratórios de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e amparou a criação de outros locais de pesquisa, como o laboratório de hidráulica. Além desses, o espaço abriga os laboratórios de estruturas, geotecnia, materiais de construção,  geotecnia ambiental,  sistemas prediais,  geodésia e  pavimentação. “Esses novos espaços estão sendo disponibilizados com todos os equipamentos necessários para o seu funcionamento, incluindo novos equipamentos científicos, que irão, certamente, contribuir com a qualidade e a inovação  dos nossos cursos e demais serviços”, destaca o diretor.

Projeções indicam crescimento da demanda por cursos de Engenharia para as próximas décadas e a Fear se prepara para formar esses profissionais. “A Reitoria da UPF, assim como a FUPF, vem nos dando todo apoio para que possamos receber esse grande número de alunos dentro de padrões de qualidade”, afirma Guimarães. Nesse sentido, a construção de novos edifícios deve ocorrer nos próximos anos.

Cursos oferecidos pela Fear
Integram a Fear os cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, Design de Produto, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação (oferecido juntamente com o Instituto de Ciências Exatas e Geociências – Iceg), Engenharia de Produção, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Fabricação Mecânica, além de diversos cursos de pós-graduação lato sensu e dos programas de pós-graduação stricto sensu em Projeto e Processos de Fabricação e em Engenharia Civil e Ambiental.

Inauguração
A solenidade de inauguração dos novos prédios acontece na quinta-feira, 28 de maio, às 17h30min, no prédio V2. Reitoria, demais dirigentes da Universidade e comunidade acadêmica são esperados no evento, além da imprensa regional.

Facebook
Twitter
WhatsApp