Grupo Planalto de comunicação

UPF recebe reconhecimento como instituição comunitária

A Universidade de Passo Fundo (UPF) está oficialmente qualificada pelo Governo Federal como Instituição Comunitária de Educação Superior (ICES). O reconhecimento foi oficializado por meio da portaria 220, publicada no Diário Oficial da União de 26 de fevereiro. A qualificação, emitida nos termos da Lei das Universidades Comunitárias do Ministério da Educação (MEC), referenda o trabalho desenvolvido pela UPF, uma das mais importantes instituições do norte do Rio Grande do Sul, em prol da comunidade.

De acordo com o reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, foi preciso percorrer um longo caminho para definição conceitual e jurídica própria para as comunitárias, envolvendo articulação político-institucional. Isso porque, até 2013, as instituições de ensino superior no Brasil eram divididas entre públicas ou privadas. 

Com o reconhecimento da nova modalidade, as universidades qualificadas como ICES poderão, dentre outras prerrogativas, concorrer a editais que eram direcionados somente às instituições públicas e receber recursos de órgãos governamentais.

Para o reitor da UPF, a obtenção dessa certificação de Universidade Comunitária assinala mais uma conquista institucional da UPF e decorre de um longo processo que marcou o trabalho da Reitoria e que hoje se materializa.

Fonte: assessoria UPF.

Facebook
Twitter
WhatsApp