Grupo Planalto de comunicação

Usina que transforma lixo em gás é inaugurada em Minas do Leão Com investimento de R$ 113 milhões, unidade pode produzir o equivalente a 12,5 mil botijões de gás por dia

Foi inaugurada em Minas do Leão, no Rio Grande do Sul, uma usina de biometano com capacidade para transformar resíduos sólidos urbanos em gás com alto poder energético. O projeto, desenvolvido pela Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), tem potencial de produção diária de até 66 mil metros cúbicos de biometano, o equivalente a cerca de 12,5 mil botijões de gás de cozinha por dia.

A usina foi instalada dentro do aterro sanitário operado pela CRVR e representa um investimento de R$ 113 milhões. O biometano gerado no local poderá ser utilizado em residências, indústrias e veículos, substituindo o gás natural de origem fóssil. O combustível é resultado da purificação do biogás liberado pela decomposição do lixo, em um processo que alia tecnologia à sustentabilidade.

Além de contribuir para a transição energética e redução das emissões de carbono, a usina também representa um avanço na gestão de resíduos sólidos no estado. A CRVR ainda planeja inaugurar uma segunda unidade de produção de biometano em São Leopoldo, ampliando o impacto ambiental positivo do projeto.

Com a entrada em operação da usina de Minas do Leão, o Rio Grande do Sul passa a ter uma das maiores plantas de geração de biometano a partir de resíduos da América Latina, fortalecendo sua posição no setor de energia limpa.

Facebook
Twitter
WhatsApp