Grupo Planalto de comunicação

Vaca Gama bate o recorde de produtividade na Agrotecno Leite

A maioria das apostas sobre quem seria a vencedora do Concurso Leiteiro não era nela, mas Gama não apenas conquistou o título, bateu ainda o recorde de produtividade dos concursos da Agrotecno Leite. A vaca holandesa produziu 81,475 litros por dia, enquanto a campeã de 2012 atingiu 64,300 litros. O animal de sete anos e seis partos pertence ao produtor Dorval Cestonaro do Tambo Cestonaro e Filhos, de Nova Bassano.

Um dos filhos, Mateus, atribui a conquista à genética do animal,  alimentação balanceada, muito trabalho e espírito de vitória da família que produz 3 mil litros de leite por dia na comunidade de Santa Terezinha. A família Cestonaro levou para casa mais dois prêmios no Julgamento da Raça Holandesa: o de grande campeã com a vaca UPF Chances e o terceiro lugar com a Tamy Baxter.

A reservada de grande campeã é Laura Moscou, de Carlos Jacob Wallauer, da Agropecuária Fortaleza, de Salvador do Sul.  A vaca, considerada favorita no Concurso Leiteiro por já ter produzido 93 litros por dia na feira de Castro, no Paraná, conseguiu produzir na Agrotecno Leite 78,990 litros por dia e ficou em segundo lugar.

Mas a Agropecuária Fortaleza pode comemorar ainda duas conquistas no Concurso Leiteiro da Raça Jersey. Tauane, uma fêmea jovem, produziu 33,220 litros por dia e ficou com o primeiro lugar, numa disputa apertada com a vaca adulta Sabia, que ficou em segundo com uma produtividade de 33,140 litros. A estratégia dos Wallauer começou um mês antes do evento quando as vacas começaram a ser ordenhadas três vezes por dia, como é no concurso.

Tanto esforço foi comemorado com o tradicional banho de leite, para evitar desperdício, ele foi preparado com leite de descarte, de uma vaca em tratamento, que não poderia ser utilizado para consumo humano

Facebook
Twitter
WhatsApp