A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 começará na próxima segunda-feira (15) em Passo Fundo. Pelo menos 26 locais estarão vacinando a população passo-fundense (confira no quadro o local mais próximo de sua casa). A meta deste ano é vacinar 40 mil pessoas pertencentes ao chamado grupos de risco. Crianças de seis meses a dois anos, gestantes, indígenas, profissionais da área de saúde, presidiários, portadores de doenças crônicas e pessoas com mais de 60 anos são o público alvo da campanha.
Neste ano, a Prefeitura fará a vacinação em casa para até mil idosos com restrição motora, três mil integrantes do Departamento de Atenção à Terceira Idade – DATI e outros mil idosos que vivem em casas de acolhimento da cidade, num total de 5 mil pessoas. A iniciativa era um compromisso do prefeito Luciano Azevedo para melhorar o atendimento aos idosos. Para que a vacinação aconteça em casa, é preciso ligar para os telefones (54) 3046-0153 ou 3046-0164, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e agendar a visita da equipe vacinadora.
O secretário municipal de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, destaca que no dia 20 de abril, sábado, será feita grande mobilização e outras nove unidades além das 26 anteriores também estarão abertas (ESF Nene Graeff, ESF Nossa Senhora Aparecida, ESF Parque Farroupilha, ESF Primeiro Centenário, ESF Valinhos e ambulatórios Santa Rita, Vila Nova, Operária e Annes) para aplicar as vacinas em quem trabalha e fica impossibilitado de buscar o serviço durante a semana.