Grupo Planalto de comunicação

Vaticano acelera os trabalhos para preparar Capela Sistina para o conclave Escolha terá início no dia 7 de maio e ocorrerá na Capela Sistina

Foto: Handout/Vatican Media/AFP

O trabalho de preparação da Capela Sistina para o conclave que começa na quarta-feira está se acelerando, com a instalação de um piso, um forno ara queimar os votos secretos e a chaminé que comunicará se houver fumaça branca, disse o Vaticano neste sábado, 3.

Um vídeo de quase cinco minutos divulgado pelo Vaticano mostra técnicos montando andaimes sob os afrescos de Michelangelo, bem como um piso falso de madeira para pôr as grandes mesas onde se sentarão os 133 cardeais que votarão no conclave.

Outros operários instalaram em um canto da capela o pesado forno que será usado para queimar as cédulas secretas.

O vídeo, datado de sexta-feira, também mostra bombeiros subindo no telhado de telhas para consertar o cano da famosa chaminé que comunicará o resultado do conclave: fumaça branca se os cardeais já tiverem eleito o papa e fumaça preta caso contrário.

É uma “etapa fundamental” para a Igreja Católica, diz Silvio Screpanti, vice-diretor de infraestrutura do Vaticano, no site oficial desse pequeno Estado.

Equipe

As verificações do forno foram realizadas “discretamente” e “em caso de necessidade” um técnico “permanecerá durante todo o período da votação em uma pequena sala técnica perto da Capela Sistina, com um controle remoto do fogão”, explica ele, que agora pode ser ativado eletronicamente.

Facebook
Twitter
WhatsApp