Em breve, a Prefeitura de Passo Fundo deve lançar o edital de licitação para o sistema de transporte coletivo urbano do município, definindo as regras que deverão ser seguidas pelas concessionárias nesse serviço público essencial à comunidade. Considerando esse processo, o vereador Evandro Meireles (PSDB) protocolou uma Indicação solicitando que, para a licitação, o Executivo analise a possibilidade de uso de biocombustíveis nos veículos que atenderão as linhas. A proposição objetiva alinhar a política de mobilidade urbana do município às diretrizes nacionais de sustentabilidade e inovação tecnológica.
O biocombustível é uma fonte de energia renovável e menos poluente, que contribui significativamente para a redução da emissão de gases de efeito estufa, além de incentivar a produção nacional e o desenvolvimento sustentável.
Conforme entende Meireles, a inclusão desse tipo de combustível como critério ou exigência nas licitações públicas representa um avanço ambiental, social e econômico. “Considerando que o transporte coletivo é um dos grandes consumidores de combustível no âmbito municipal, a transição para fontes alternativas, como os biocombustíveis, é uma medida estratégica e coerente com os compromissos climáticos e as políticas públicas de sustentabilidade”, diz ele.
Além disso, o vereador complementa que o uso de biocombustíveis pode gerar impactos positivos para a saúde pública, ao reduzir a emissão de particulados e outros poluentes tóxicos, bem como fomentar cadeias produtivas locais vinculadas à agricultura familiar e à produção de oleaginosas.
A Indicação protocolada na Câmara de Vereadores foi direcionada ao prefeito Pedro Almeida. “Essa é uma pauta que merece cada vez mais a nossa atenção. O Legislativo e o Executivo de Passo Fundo estão engajados na construção de políticas públicas que consideram os impactos ambientais e sociais. Dessa forma, em conjunto, é que conseguiremos melhorar as condições de vida de todos, o que justifica a nossa sugestão ao prefeito”, finaliza Evandro Meireles.