Grupo Planalto de comunicação

Vereador sugere a inclusão de modalidade tradicionalista na atividade física das escolas municipais

A indicação ao executivo proposta pelo vereador Alberi Grando (PDT), sugere a inclusão no plano de curso da disciplina de educação física nas séries iniciais e finais do ensino fundamental, a modalidade esportiva tradicionalista Vaca Parada.

Segundo o parlamentar, a inciativa visa qualificar as atividades oferecidas no plano de curso da disciplina e está em conformidade com o que estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente e os Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Física. “Em seu Art.58 o Estatuto da Criança e do Adolescente, afirma que no processo educacional devem ser respeitados os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo desse modo a liberdade ao acesso às essas fontes. Junto a isso, os Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Física, em sua página 28, explica que a educação física permite que se vivenciem diferentes práticas corporais, vindas das mais diversas culturas”, conclui.

A modalidade de Vaca Parada é um esporte regulamentado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), como prática inicial de tiro de laço. Além de representar a cultura gaúcha, outra vantagem para sua implantação é o baixo custo. “A atividade é de fácil aplicação, seguro e de baixo custo na aquisição dos materiais e demanda de pouca pesquisa por parte dos professores na formação continuada, que são qualificados como professores/pesquisadores, principalmente na área da cultura”, lembra Grando.

A modalidade se aceita pelo executivo municipal, será pioneira em escolas municipais, uma vez que já existe na Escola Estadual de Ensino Fundamental Salomão Iochpe, tendo em seu corpo discente o campeão nacional da categoria esportiva.

Facebook
Twitter
WhatsApp