Grupo Planalto de comunicação

Vereadoras de Passo Fundo se manifestam sobre o combate às “candidaturas laranjas”

As vereadoras de Passo Fundo participaram, na noite de quarta-feira (22), do primeiro encontro promovido pela Comissão Eleitoral da OAB Passo Fundo. As vereadoras Ada Cristina Munaretto (PL), Eva Valéria Lorenzato (PT), Janaína Portella (MDB) e Professora Regina Costa dos Santos (PDT) debateram sobre “a participação da mulher na política e o combate às candidaturas laranjas”.

O evento aconteceu no anfiteatro da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF) e contou com a presença do presidente da OAB Passo Fundo, Flavio Benvegnú Junior, do Procurador Geral da Câmara Municipal, Giovani Corralo, de assessores parlamentares, entre outros representantes da área jurídica local. O debate foi mediado pelo coordenador da Comissão Eleitoral da OAB Passo Fundo, Henrique Culmann, que abriu os trabalhos falando sobre a motivação na realização do primeiro evento da Comissão. “Essa repercussão histórica de termos a presença de quatro mulheres na Câmara, foi o que nos motivou a realizar essa atividade, prestigiando as nossas vereadoras que tem a oportunidade de compartilhar suas experiências, em um momento que esse tema, das candidaturas das mulheres, está tão presente na sociedade”, salientou Henrique.

As vereadoras desta atual legislatura realizaram uma breve apresentação e, contando com a interação do público, elas discorreram sobre o tema, todas unânimes, parabenizando a iniciativa da OAB sobre o assunto proposto.

A vereadora Ada destacou a importância de falar sobre o assunto e de envolver as pessoas na política, por se tratar de um tema que faz parte do dia a dia. “As candidaturas laranjas sempre aconteceram e seguem acontecendo no Brasil e nós precisamos falar sobre isso e tentar minimizar, pois precisamos ter na política candidatos que queiram fazer algo pela sociedade, que tenham interesse em dispor a sua vida pela comunidade e não pessoas que estejam ali somente para cumprir número”, afirmou, defendendo, ainda que “o Brasil precisa de uma reforma política profunda, onde possamos ter candidaturas livres de partidos, que os candidatos sejam eleitos por número de votos e não por coeficiente, o que, com certeza, iria trazer mais pessoas para dentro da política”, afirmou.

A vereadora Eva Valéria reforçou o fato histórico da Câmara de Vereadores ter quatro mulheres e do que isso representa dentro do Parlamento Municipal. “Somos quatro mulheres, cada uma atuando dentro do seu espaço, da sua representatividade, da sua ideologia política, mas todas fazendo um bom trabalho, fazendo a diferença, mostrando que nós precisamos cada vez mais garantir oportunidades para que as mulheres ocupem espaços de poder e ajudem a sociedade a se desenvolver” ressaltou, afirmando “ser uma grande honra para nós vereadoras participar dessa, que é a primeira atividade que tem as quatro vereadoras como protagonistas de uma palestra tão importante, onde podemos também falar um pouco do nosso primeiro mandato”, destacou.

Para a vereadora Janaína, o debate proporcionou um momento de conscientização sobre a necessidade de maior envolvimento das mulheres na política e da importância da mulher assumir essa posição. “Somos, sim, protagonistas no meio político e podemos ser decisivas para evitar que essas questões, como candidaturas laranjas, para fechar cotas, continuem acontecendo, porque toda mulher tem condições de bem externar seu pensamento, de se envolver democraticamente no cenário político e de desempenhar a sua função, de representar a sociedade onde ela está envolvida, seja no bairro, na atividade profissional ou mesmo em ações sociais que todos nós, em algum segmento ou outro, realizamos em nossa comunidade, então, é muito positiva e necessária a presença de mulheres no ambiente político”, reforçou Janaína.

Durante sua fala, a vereadora Regina recordou que, Passo Fundo nunca teve uma prefeita ou vice-prefeita mulher, e entende que, quatro vereadoras na Câmara Municipal, que possui 21 cadeiras, ainda é pouco, “o que torna esse debate urgente e necessário para buscarmos mudar esse cenário”, afirmou. Regina lembra ainda que, “as mulheres normalmente estão lá, fazendo a campanha, entregando panfletos, ajudando os homens a se elegerem e para mudar essa situação precisamos aprofundar essa discussão, desafiando as mulheres para que venham ocupar esses espaços, e esse é um momento decisivo para isso, já que estamos em um ano pré-eleitoral”, enfatizou, complementando que “é preciso avançar nessa representação, pois ainda há muito o que melhorar na garantia da participação da mulher efetiva nos partidos políticos, bem como em termos de legislação”, concluiu.

O presidente da OAB Passo Fundo, Flavio Benvegnú Junior, agradeceu a participação das vereadoras e enalteceu a iniciativa da Comissão do Direito Eleitoral “estamos muito felizes e agradecidos por poder reunir as vereadoras da nossa cidade e parabenizamos a Comissão pela escolha do tema e das convidadas, possibilitando iniciar essa conversa tão importante, já que o ano que vem é um ano eleitoral e é fundamental envolver toda a sociedade nesse debate”, salientou Flavio.

Foto: Comunicação Digital/CMPF

Facebook
Twitter
WhatsApp