Grupo Planalto de comunicação

Vereadores aprovam criação do programa Banco Social de Materiais de Construção em Passo Fundo Votação ocorreu em Sessão Plenária da Câmara nessa segunda-feira, 16

Foto: Câmara de Vereadores (divulgação)

Os vereadores de Passo Fundo realizaram Sessão Plenária Ordinária na tarde dessa segunda-feira (16), no Plenário Sete de Agosto. Na Ordem do Dia, dois projetos foram à votação. Um deles, de nº 34/2024 de autoria da vereadora Eva Valéria Lorenzato (PT), foi aprovado por unanimidade e institui o Programa Banco Social de Materiais de Construção Novos e Usados em Passo Fundo. Segundo a proposta, o programa visa contribuir, por meio de repasse de materiais de construção novos e usados, para garantir atendimento emergencial às famílias em situação de vulnerabilidade social, em condições precárias de habitação. O Banco de Materiais de Construção poderá ser administrado pela Secretaria Municipal de Habitação, em conjunto com a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e as doações poderão ser advindas de pessoas físicas ou jurídicas, diretamente ao banco. A justificativa destaca que as chamadas “sobras” de material oriundas de ampliações, reformas ou construção novas, assim como os provenientes de demolição, podem fazer grande diferença na qualidade das residências das famílias em situação de vulnerabilidade social.

Outro projeto aprovado por unanimidade foi o de número nº 43/2024, de autoria da Mesa Diretora, que denomina a Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) localizada no Bairro Cidade Nova com o nome de Marlí Gomes Pavão. De acordo com a justificativa, Marli foi uma líder comunitária que atuou especialmente na década de 1990 na comunidade do bairro Victor Issler em Passo Fundo. Em sua casa mantinha uma creche comunitária, para as mães que trabalhavam fora poderem deixar seus filhos.

Na pauta, quatro projetos foram discutidos. De autoria do vereador Evandro Meireles (PSDB) o projeto de Lei nº 79/2024 denomina a via pública municipal Rua “A”, localizada no Loteamento Álamos, com o nome de Octávio Daniel. O projeto nº 80/2024 de autoria da vereadora Ada Munaretto (PL) denomina de Valentina Olanda Spesotto a praça localizada entre as ruas Clea Bernardete Silveira Netto Nunes, João Álvaro da Silva e Epitácio Pessoa, no Loteamento Álamos. O PL nº 81/2024 de autoria do vereador Evandro Meireles denomina a via pública municipal Rua “B”, localizada no Loteamento Álamos, com o nome de José Jahn. E em segunda discussão prévia os parlamentares debateram sobre o projeto de Lei nº 78/2024, de autoria do vereador Giordani Krug Campos Ramos (PSD), que dispõe sobre a coleta de materiais recicláveis por catadores autônomos ou vinculados às Associações ou Cooperativas de Catadores do Município de Passo Fundo. Após a análise na Pauta, os projetos voltam à tramitação interna no Legislativo.

O Orador do Grande Expediente foi o vereador Cláudio Rufa Soldá (PP). Em seu pronunciamento, Rufa destacou as atividades do Rancho Capão Bonito que desde 2017 valoriza a cultura gaúcha através de cavalgadas.

Nesta quarta-feira (18), a Câmara de Vereadores de Passo Fundo realiza uma Sessão Especial fora de suas dependências, visando relembrar a história do Rio Grande do Sul e celebrar os Festejos Farroupilhas. Será às 15h, no CTG Amigos da Tradição, localizado no distrito de Bela Vista.

Foto: Comunicação Digital/CMPF

Facebook
Twitter
WhatsApp