Em seu pronunciamento, o presidente Gio Krug destacou que a Câmara cumpre um papel fundamental ao aproximar-se da comunidade tradicionalista. “Esta é a única sessão em que a Câmara sai da sua sede, por força de lei, e isso a torna ainda mais especial. Estamos no mês Farroupilha, celebrando nossas tradições, preservando a cultura gaúcha e aproximando o Parlamento da comunidade. É gratificante ver os vereadores, as entidades e o público engajados neste momento, que reconhece e valoriza quem mantém viva a chama do nosso tradicionalismo”, afirmou o presidente.
Representando o Executivo, o secretário de Cultura, Rafael Bortoluzzi, parabenizou a Câmara pela realização da Sessão Farroupilha e enfatizou a relevância do tradicionalismo na formação da identidade do município. “Passo Fundo tem, em seu povo, a essência da tradição. Por isso, o Poder Legislativo sai da sua sede com o intuito de reforçar a responsabilidade de cada vereador na valorização da cultura, demonstrando compromisso com a preservação e o fortalecimento das nossas tradições”, ressaltou Bortoluzzi.
O coordenador da 7ª Região Tradicionalista, Verceli de Oliveira, enalteceu a iniciativa do Parlamento. “É uma grande satisfação ver o engajamento do Legislativo em valorizar nossas tradições. A participação dos vereadores nas atividades da Semana Farroupilha demonstra respeito à cultura gaúcha e reforça a importância de manter viva a memória e os valores que nos identificam como povo”, afirmou ele.
Representando as forças de segurança, o Tenente-Coronel Rogério Navarro, Comandante do CRPO Planalto, destacou a importância da Sessão Farroupilha.
“Este momento evidencia o respeito que a Brigada Militar tem pelas entidades tradicionalistas, fortalecendo a parceria entre as instituições e a comunidade na promoção e manutenção da nossa história e identidade”, disse Navarro.
Como forma de reconhecimento, os vereadores entregaram uma placa ao DT Juvenil, destacando a trajetória da entidade e sua contribuição para o fortalecimento da cultura local.
O presidente do Clube Recreativo Juvenil, Luís Gustavo Maias, ressaltou a importância da aproximação entre a Câmara e as entidades tradicionalistas. “Hoje é um momento histórico para nós, receber a Sessão da Câmara em nossa casa durante a Semana Farroupilha. Sentimo-nos privilegiados em poder abrir as portas do Juvenil para os vereadores e para a comunidade. Nosso departamento tem uma longa história de vínculo com a tradição gaúcha e momentos como este reforçam o compromisso de todos com a preservação da nossa cultura”, declarou.
Após os pronunciamentos iniciais, cada vereador teve espaço individual na Tribuna para enaltecer a valorização da cultura gaúcha, relembrar a história do Rio Grande do Sul e comentar sobre o trabalho desenvolvido pelas entidades tradicionalistas em Passo Fundo.
A solenidade também contou com apresentações culturais e artísticas que abrilhantaram a tarde, como declamação de poesias, chula e demonstração do tiro de laço na vaca parada, reunindo a comunidade em um momento de celebração e pertencimento.
A Sessão Especial em Homenagem aos Festejos Farroupilhas é realizada pela Câmara Municipal desde 2014. A iniciativa é uma proposição da Mesa Diretora.