Com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, foi lançada nessa sexta-feira(26), a pedra fundamental da FZ Energia. Trata-se de uma grande fábrica de etanol com cereais de inverno, como trigo, cevada, triticale, dentre outros. Conforme o diretor Valdir Zonin, que é agrônomo da Emater, a planta terá capacidade para processar mil toneladas de produtos por dia e produzir 150 milhões de litros de etanol por ano. No início deverá empregar 150 trabalhadores diretos. O investimento será de R$ 850 milhões. Conforme Zonin, nada desses recursos é público. Segundo ele, todo o investimento foi captado junto a investidores internacionais que estão apostando no projeto. O aporte é grande no pequeno município que tem 4.700 habitantes. A receita anual da prefeitura é de R$ 30 milhões e terá um investimento de quase 30 vezes mais.
No discurso, o vice-presidente disse que estava presente, como ministro do setor, porque a área de novas energias é uma bandeira atual do governo. Ele também esteve ano passado na Be8, no lançamento de uma fábrica que tem o mesmo propósito, e será erguida na BR-285, imediações de Pulador.
A FZ Energia tem também como sócio o ex-prefeito de Porto Alegre José Fortunati e sua esposa Regina Fortunati, que também foi deputada estadual e secretária de estado. Ao falar a Rádio Planalto, Regina disse que estão apostando no setor porque espera que até 2030 todos os motores sejam movidos com bioenergia em substituição ao combustível fóssil.