Grupo Planalto de comunicação

Vigilância em Saúde de Porto Alegre lança alerta sobre vírus ebola

A Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) de Porto Alegre informou nesta quarta-feira (13) que está orientando todas as unidades de saúde e o município em geral para sobre o surto do vírus ebola na África e para a eventual necessidade de adotar procedimentos preventivos na capital gaúcha. A epidemia levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a decretar emergência de saúde pública mundial.

Segundo a Vigilância em Saúde, os alertas epidemiológicos são procedimentos padrão acionados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) sempre que há necessidade de informar a comunidade e os órgãos de saúde sobre situações de risco epidemiológico, mesmo que sejam remotos.

As autoridades ressaltam que, se ocorrer atendimento de caso suspeito em serviço público ou privado, os procedimentos de biossegurança (precaução de contato) deverão ser tomados, além da notificação à Equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis. É preciso ligar para o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) para realização do transporte do paciente para a instituição referência, que é o Hospital Conceição.

As unidades de saúde receberão o Protocolo de Vigilância e Manejo de Casos Suspeitos de Doença pelo Vírus Ebola (DVE), que dará sustentação técnica aos encaminhamentos que serão adotados se houver necessidade.

Casos suspeitos
Conforme a Vigilância em Saúde, são considerados casos suspeitos indivíduos procedentes, nos últimos 21 dias, de país com transmissão atual de ebola (Libéria, Guiné, Serra Leoa e Nigéria) que apresentem febre de início súbito, podendo ser acompanhada de sinais de hemorragia, como: diarreia sanguinolenta, gengivorragia, enterorragia, hemorragias internas, sinais purpúricos e hematúria.

O período de incubação do vírus pode variar de 1 a 21 dias. A transmissão só ocorre após o aparecimento dos sintomas e se dá por meio do contato com sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos infectados (incluindo cadáveres), ou do contato com superfícies e objetos contaminados.

Facebook
Twitter
WhatsApp