Grupo Planalto de comunicação

VIII Seminário da Pastoral Arquidiocesana da Saúde: o cuidado com a vida no contexto pós-pandemia

Tema: As três dimensões da Pastoral da Saúde: solidária, comunitária e sociotransformadora, bem como, o testemunho pastoral de João Maria Cardoso da Silva e de Odete Silveira.
Justificativa: No transcurso do tempo próximo passado e presente a região de abrangência da Arquidiocese de Passo Fundo vivenciou e vivencia três acontecimentos que se impõem como indicativos para serem refletidos durante a realização no VIII Seminário da Pastoral Arquidiocesana da Saúde: 1) os apelos humanitários da Campanha da Fraternidade 2023 – Fraternidade e a fome; 2) as marcas deixadas pela pandemia da Covid 19 e, 3) a ausência de dois pilares de sustentação da Pastoral Arquidiocesana da Saúde decorrentes da Páscoa dos mesmos: João Maria Cardoso da Silva e Odete Silveira.
A jornada pastoral de ambos, plena de compromisso com a realização da tríplice missão desta pastoral – solidariedade, comunhão e ação sociotransformadora – nos convoca para retomar reflexivamente o alcance destas três dimensões. De modo particular, nos convida a lançar o olhar sobre o contexto atual e escutar os “gemidos” que permeiam o tempo presente, acolhendo fraternalmente as pessoas que são portadoras das implicações que se enraízam num tempo, historicamente marcado por inseguranças, isolamentos, dores e mortes.
Com espírito profético, cruzando ruas e vielas, João Maria, em sua longeva peregrinação terrestre, nos deixou um admirável testemunho de compromisso com o Reino de Deus que se traduziu na solidariedade com a humanidade.  Em sua vida, praticou os princípios evangélicos que sustentam as três dimensões da Pastoral da Saúde.
O VIII Seminário da Pastoral Arquidiocesana de Saúde propôs-se retomar a caminhada pastoral de João Maria e de Odete Silveira e, à luz de sua jornada evangélica, compreender nosso contexto, renovar nosso compromisso pastoral com a preservação da vida que, segundo o Evangelho, deve ser vivida com qualidade cidadã. Nesse sentido propõe-se como
Objetivos gerais:
Refletir sobre as três missões da Pastoral da Saúde e indicar alternativas para o cuidado com a vida no contexto vigente, marcado pelos apelos da Campanha da Fraternidade 2023 – “Fraternidade e fome” – e pelas implicações decorrentes da pandemia do Covid 19.
Através da leitura crítica da experiência pastoral de João Maria Cardoso da Silva e de Odete Silveira incentivar os Agentes de Pastoral a ampliarem suas capacidades em vista de uma atuação transformadora em saúde.
Objetivos específicos:
– Avivar a compreensão sobre a missão solidária, comunitária e sociotransformadora da Pastoral da Saúde;
– Renovar o compromisso com os apelos da Campanha da Fraternidade 2023;
– Resgatar o legado pastoral de João Maria Cardoso da Silva e de Odete Silveira analisando-o a partir de seu compromisso com a realização das três dimensões da Pastoral da Saúde;
– Traçar compromissos para a realização de uma vida plena pautada no Evangelho e na história de Agentes de Pastoral da Saúde que nos deixaram um legado com timbre de solidariedade, comunhão e fidelidade ao Evangelho e aos princípios traçados pelo magistério da Igreja;
– Estabelecer parcerias entre a Itepa Faculdades, a Pastoral da Saúde, o Conselho Municipal Saúde e Órgãos Públicos responsáveis pela saúde e assistência aos cidadãos, especialmente, aos mais vulneráveis.
Temas de estudo e de debates:
As três dimensões da Pastoral da Saúde e sua implicação na vida e o legado de João Maria Cardoso da Silva
Os apelos pela vida plena que teceram as reflexões da Campanha da Fraternidade 2023
As consequências da fome para a vida humana versus uma alimentação saudável para a realização de uma vida plena
As dores que marcam o tempo presente e que se imbricam na pandemia do Covid 19.
 
Metodologia:
O VIII Seminário da Pastoral Arquidiocesana da Saúde será realizado em duas modalidades. Em primeiro lugar com uma exposição sobre as dimensões da Pastoral da Saúde e aprofundamento por dois assessores convidados que dirigirão a reflexão sobre as urgências pastorais que se enraízam nas consequências da Covid 19, associando-as aos apelos da Campanha da Fraternidade 2023 e ao legado de João Maria Cardoso da Silva. Em segundo lugar, com a realização de oficinas temáticas sobre questões pastorais que marcam o tempo presente.
Data de realização: 20 de maio das 8h30min às 16h
Local: Auditório da Itepa Faculdades. Rua Senador Pinheiro, 350. Vila Rodrigues, Passo Fundo, RS.

Confira o cronograma aqui.
Inscreva-se.

Facebook
Twitter
WhatsApp