Pelo segundo ano, o projeto Viveiro de Cidadania, da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Passo Fundo, está presente na Expodireto Cotrijal 2023, que acontece em Não-Me-Toque. O estande está localizado à direita da entrada principal da feira.
No local estão sendo distribuídas mudas de Jacarandá, Ipê e Angico para os visitantes. A direção da APAE (foto) esteve nesta quarta-feira (9) visitando a central de transmissões das Rádios Planalto. Cinquenta ex-alunos hoje têm carteira assinada através da inicativa.
O Viveiro de Cidadania é desenvolvido pela Cotrijal e a APAE de Passo Fundo. Foi inaugurado em junho de 2021 nas dependências da instituição e já contabiliza 40 mil mudas utilizadas na recuperação de áreas degradadas e de preservação e na arborização de áreas urbanas e rurais. Ao todo, 50 pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla trabalham no local. Além de gerar e promover o desenvolvimento pessoal e profissional, o projeto oportuniza a eles e suas famílias rotinas sociais, melhorando a sua autoestima.