A Rádio Planalto FM, 105.9, apresenta hoje mais uma personalidade no quadro Gaúchos pelo Brasil. O espaço vai ao ar aos finais de semana, em seis edições, apresentando um gaúcho que cruzou fronteiras e destaca-se em suas atividades, mas não perdeu o amor pelo pago. O programa de hoje conta um pouco da história de Paulo César Sauner da Silva.
Natural de Santo Antônio da Patrulha, hoje com 52 anos, ex-seminarista, estudou em Viamão, se formou em filosofia, foi vendedor de livros, dava aula à noite e reside em Florianópolis. Ele revela que foi embora do Rio Grande do Sul por causa dos estudos. “Tinha um jeito diferente de ser, mesmo estudando em um seminário. Decidi vender livros para concluir os estudos. Passei a morar em uma república e comecei a gostar do turismo. À época, não tinha noção do que gostava do Rio Grande. Diziam que para entrar tinha que ter passaporte. Amo este Estado”.
Paulo César diz que atualmente não tem mais uma identidade, tendo em vista que há muito tempo mora em Santa Catarina. “Já falo chiado”, diz ele.
Sobre saudades, lembra dos valores e da tradição de gaúcho do interior: “Sinto saudades de pegar o trator, lavrar e plantar arroz, como nos tempos do velho pai. Pegar o boi, dar o pealo e castrar. Isso é uma coisa que eu ainda sinto saudades, o mesmo em se tratando de pisar a uva para fazer aquele vinho que nós mesmos produzíamos. O aconchego do interior, os vizinhos, o chimarrão pela manhã. Tudo isso dá uma saudade enorme”.
Paulo César deixou como mensagem a quem vai a busca de seu rumo na vida fora do Rio Grande: “Tem que acreditar em seu potencial. Ninguém tem certeza do dia de amanhã, mas você constrói hoje o seu futuro. Se deixar para depois, não vai conseguir. Tem que se sacrificar. O estudo é primordial”.
Paulo César Sauner da Silva é mais um GAÚCHO PELO BRASIL.
O quadro Gaúchos pelo Brasil vai ao ar pela Planalto FM aos sábados e domingos, às 11 horas, 16 horas e 21 horas.