O suicídio é uma das principais causas de morte no Brasil, especialmente entre os trabalhadores da segurança pública.
No Brasil, um dado alarmante é que, em 2023, o número de policiais militares mortos por suicídio superou o número de mortes em confrontos ou durante o serviço.
Com o objetivo de combater esse cenário, a Brigada Militar, reconhecendo a importância de cuidar da saúde mental de seus membros, lançou o Programa Anjos da BM em julho de 2023.
O programa foi criado para oferecer apoio psicológico contínuo aos policiais militares, oferecendo atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana, por meio de chamadas telefônicas ou vídeo. Para atendimento, o número exclusivo do programa é (51) 9-8577-7465.
Em entrevista à Rádio Planalto, o major Jeferson Miguel, subcomandante do 3º RPMon, destaca a importância do programa para o efetivo. Clique aqui para assistir o vídeo.
Além do Programa Anjos da Brigada Militar, que oferece apoio psicológico aos policiais militares, a população também pode contar com o CVV (Centro de Valorização da Vida), uma importante rede de apoio emocional.
O CVV oferece atendimento gratuito e sigiloso para pessoas que estejam enfrentando pensamentos suicidas ou sofrimento emocional.
A ajuda está disponível por telefone, e-mail ou chat, e pode ser acessada pelo número 188, 24 horas por dia, todos os dias da semana.