Grupo Planalto de comunicação

Você sabia que lentes de contato também são usadas na Odontologia?

Correção de tamanho, espaço entre os dentes, manchas e imperfeições. Esses problemas podem ser solucionados com as lentes de contato dental. As lentes são confeccionadas com espessuras muito finas, normalmente inferiores a 0,5 mm. O nome ‘’lentes de contato dental’’ surgiu, inspirado pela semelhança com as lentes de contato oftalmológicas. O recobrimento parcial da estrutura dentária com cerâmicas odontológicas é realizado para modificar a forma e tamanho dos dentes, além de permitir pequenas correções na cor da estrutura dental.

Segundo a professora da Escola de Odontologia da IMED, Dra. Françoise Van De Sande, a diferença na terminologia utilizada para estas restaurações cerâmicas – facetas convencionais, laminados ou lentes de contato, se deve ao tipo de preparo no desgaste que é realizado nos dentes, e na espessura da restauração de cerâmica. “Nas facetas convencionais um maior desgaste deve ser realizado nos dentes para atingir os resultados desejados, com boa durabilidade do procedimento. Já para as facetas com laminados ou lentes de contato, pouco ou mínimo desgaste é necessário nas estruturas dentais”.

As lentes de contato dental são indicadas em casos específicos, basicamente quando as mudanças desejadas nos dentes forem possíveis pelo acréscimo de material restaurador. A docente Françoise destaca que “o dente não pode ser desgastado excessivamente, pois não deve expor a dentina (parte mais interna do dente), uma vez que é muito importante que as ‘’lentes’’ sejam aderidas ao esmalte dentário (parte mais externa do dente). Dependendo de cada caso, durante o planejamento, o dentista irá avaliar se está indicado apenas acrescentar material sobre o dente, ou se o desgaste da estrutura dental será necessário”.

É fundamental que ao procurar o dentista, o paciente relate em detalhe suas insatisfações com os dentes, e as expectativas que tem com o tratamento, para que o caso possa ser bem planejado. Uma avaliação prévia do resultado deve ser realizada, de modo que o paciente visualize, em um molde, como as restaurações irão ficar. Este ensaio restaurador é chamado de “mock-up”, e serve para que o paciente e dentista possam avaliar e aprovar o resultado, antes de confeccionar as lentes de contato. Assim, resultados excelentes e previsíveis podem ser alcançados.

Fotos Divulgação Imed

Facebook
Twitter
WhatsApp