Os cinco dias de comemoração tradicionalista chegaram ao fim na noite desse domingo (8), no Parque de Rodeios da Roselândia. Durante o encerramento, a classificação dos campeões foi divulgada juntamente com a entrega dos prêmios. A 16ª; edição do Rodeio Internacional de Passo Fundo recebeu milhares de participantes, além de mil concorrentes para as provas campeiras e mais de dois mil participantes para os concursos artísticos.
O presidente da Funzoctur, Daniel Lé, fez um balanço positivo do evento. “O tempo ajudou e o público foi grande. Tivemos a infraestrutura elogiada, principalmente a pista campeira para as competições, e o conforto para toda a família. Foi um rodeio que marcou muitas melhorias e o início de uma nova fase”, observou.
Participaram do XVI Rodeio Internacional de Passo Fundo quatro estados brasileiros, além do Rio Grande do Sul: Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Bahia. Nesta edição, a Argentina também participou das competições. Segundo a coordenadora da 7ª; Região Tradicionalista, Gilda Galeazzi, a vinda de outro país para competir é um marco importante e a expectativa é que as próximas edições sejam cada vez maiores, principalmente com a reforma da pista campeira para o padrão oficial de competições. O asfalto na praça de alimentação também ajudou os comerciantes para os dias de chuva, a fim de que não houvesse alagamento.
A parceira da Prefeitura de Passo Fundo e da 7ª; Região Tradicionalista é fundamental para que o evento possa ocorrer. De acordo com a coordenadora da 7ªRT, “o sentimento é de dever cumprido de todas as partes. A parceria com Prefeitura é importante para que um evento desta envergadura aconteça”, finalizou.
Classificação
A maior premiação entregue ficou para Passo Fundo, Marau e Gentil, ambas cidades abrangentes da 7ª RT, apenas uma dupla ganhadora foi de outra região. “Este é um motivo de orgulho para nós, uma realização pessoal”, disse Gilda.