A 21ª edição da Fresol – Feira de Economia Popular Solidária, a tradicional Mostra da Biodiversidade e a 2ª edição da Feira de Economia Criativa, iniciam nesta quinta-feira (07), no Bourbon Shopping, com uma intensa programação.
Com um incremento de 20%, o número de expositores chega a 120 nesta edição. Nos quatro dias do evento, a Fresol vai proporcionar experiências únicas aos visitantes, os empreendedores estarão mostrando e comercializando produtos agroecológicos e orgânicos, artesanato e arte sustentável, biotecnologia, fitoterápicos e fitogenéricos, moda criativa e espaço com gastronomia raiz.
Evento sustentável, a Fresol tem como tema “A Economia Solidária como Estratégia de Reconstrução e Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande Do Sul”, oportunizando a participação de 40 empreendimentos que foram afetados com as enchentes das regiões do Vale dos Sinos, Metropolitana e Porto Alegre.
A abertura oficial do evento está programada para sexta-feira (08), às 17:30h, momento em que será entregue o prêmio Fresol de Sustentabilidade Professor Paul Singer, para cinco agraciados. A peça que representa a honraria, desenvolvida exclusivamente para o evento, é da artesã gaúcha, especialista em arte sustentável, Aline Longhi.
Logo após, às 19:30h, será realizado o Desfile de Moda Criativa e Sustentável. “Este ano, a coleção está sendo desenvolvida pelas estilistas Andrea Madke e Jéssica Minozzo. As peças são confeccionadas com algodão agroecológico produzido pela Justa Trama, empreendimento da economia solidária com sede em Porto Alegre. Toda a organização do desfile acontece numa parceria entre Hub Empresarial, CST Design Moda da UPF e a Justa Trama.”, informa o coordenador da Fresol, Ademar Marques.
Entre as novidades da edição deste ano, estão o lançamento de produtos à base da cadeia das frutas nativas, a Arena da Sustentabilidade, diálogos e rodada de negócios.
Uma programação paralela já inicia no primeiro dia de feira (07), com uma Rodada de Negócios, organizada pelo Sebrae, oportunidade única de conexão entre empresas de diferentes setores, com o objetivo de fortalecer parcerias, fomentar novos negócios e apoiar o desenvolvimento de pequenos e médios empreendimentos. O evento acontece às 19h, as inscrições são gratuitas pelo link: https://forms.office.com/r/e3FD7QfNq4.
No segundo dia de Fresol (08), dentre as atividades paralelas, está o Diálogo Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (SENAES): Economia Solidária, Redes e Cadeias Produtivas. O evento inicia às 14;30h.
Também acontece na sexta, o lançamento de produtos da saboaria e biocosméticos, às 16h. Os produtos foram desenvolvidos com espécies nativas como o butiá, araçá, guabiroba, guamirim, murta, entre outras, oriundas do extrativismo sustentável que valoriza a sociobiodiversidade.
Já no sábado, às 9:30h, na Arena da Sustentabilidade, haverá o momento Diálogo Inventário Arbóreo e IPTU Verde com o presidente da Câmara de Vereadores, Saul Spinelli.
A Fresol acontece de 7 a 10 de novembro, no horário das 10h às 21h, no Bourbon Shopping em Passo Fundo.
Programação
07/11- Quinta-feira
10h – Abertura da Feira ao público;
17h – Diálogo Comissão de Organização da 5ª Conferência do Meio Ambiente;
19h – Rodada de Negócios com o SEBRAE;
08/11 – Sexta-feira
9h30min – Diálogo Comissão Organizadora da 4ª Conferência da Economia Solidária;
14:30h – Diálogo Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (SENAES): Economia Solidária, Redes e Cadeias Produtivas;
16:30h – Lançamento de produtos da saboaria e biocosméticos, desenvolvidos com espécies nativas, oriundas do extrativismo sustentável:
17:30h – Abertura Oficial da Feira e entrega do Prêmio Fresol de Sustentabilidade, Professor Paul Singer, às 17:30h;
19:30h – Desfile de Moda Criativa e Sustentável, às 19:30h;
9/11- Sábado
9:30h – Diálogo sobre inventário arbóreo e IPTU verde, promovido pela Câmara de Vereadores de Passo Fundo.
10/11- Domingo
8:30h – Coffee Break e Trocas Solidárias entre expositores
21h – Encerramento da Feira