Realizada pela Contag em parceria com o Senar-RS e a Fetag-RS, a “Oficina Estadual sobre Previdência Social Rural: Formação, Promoção Social e Desenvolvimento Rural Sustentável” levou lideranças do movimento sindical rural gaúcho a Santa Maria na terça e quarta-feira desta semana, dias 06 e 07 de agosto.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Passo Fundo, Coxilha e Mato Castelhano, Marinês Scapini Penz, também coordenadora da Regional Sindical Passo Fundo, participou do evento, que teve o objetivo de capacitar lideranças sindicais sobre as novas regras da previdência rural.
A formação destacou que em breve Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) será prova exclusiva para o reconhecimento dos direitos previdenciários dos agricultores familiares e importância de documentar os agricultores e alimentar essas bases de dados em especial o CAF qual será grande fonte de dados para demais cruzamento de informações.
“É fundamental estarmos capacitados para o melhor suporte possível aos agricultores, garantindo que todos conheçam seus direitos e possam acessar os benefícios previdenciários. Este conhecimento fortalece a base do movimento sindical”, avalia a presidente Marinês.
Durante o encontro, foram debatidos temas como a inscrição e o cadastro do segurado especial no CNIS, a importância do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), e estratégias para a sustentabilidade político-financeira dos sindicatos. Os participantes também discutiram os desafios e oportunidades trazidos pelas novas regras da previdência rural e elaboraram ações estratégicas para assegurar os direitos dos trabalhadores rurais.