Grupo Planalto de comunicação

Lançado o filme “Dom José Gomes: toca pra frente” Com 28 minutos de duração, a produção de ficção baseada em fatos reais se passa no final do século XX

O lançamento nacional do filme “Dom José Gomes: Toca pra frente” foi realizado na noite da última segunda-feira, 28 de outubro, no Auditório S, da UNOESC – Campus Chapecó. Mais de 350 pessoas estiveram presentes, lotando este espaço que no passado foi palco de diversos eventos diocesanos, muitos com a presença de Dom José. O evento iniciou com uma apresentação feita pelo cantor Márcio Pazin, que dentre vários sucessos, cantou a música “Animados pela Fé”, cuja letra foi inspirada em expressões que Dom José Gomes usava no dia a dia, sendo ele um admirador desta composição.

Após os pronunciamentos das autoridades presentes, houve a exibição do média-metragem. Com 28 minutos de duração, a produção de ficção baseada em fatos reais se passa no final do século XX, durante uma entrevista a um jornalista, Dom José Gomes, analisa sua contribuição para a formação e o estímulo de importantes movimentos sociais no Sul do Brasil e reflete sobre os riscos enfrentados ao longo de sua trajetória, diante de forças poderosas que usavam a violência para lidar com suas divergências. Mal sabia ele que aquele seria seu último dia em seu escritório.

Ao final, a plateia aplaudiu de pé por longos minutos “Dom José Gomes: Toca pra frente”. Depois deste, os presentes puderam desfrutar de uma roda de conversas com a equipe que esteve envolvida na produção desta obra. A noite se encerrou com um coquetel servido para o público. O filme será exibido em outros momentos em nível regional, nacional e internacional, bem como concorrerá em festivais cinematográficos. Posteriormente, estará disponível em plataformas digitais.

“Dom José Gomes: Toca pra frente” é uma realização da UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense em parceria com o Governo Federal – Brasil União e Reconstrução, por meio do Ministério da Cultura, CEDOC – Centro de Memória e Documentação/UNESC e Polo de Cinema de Criciúma. Para a realização deste projeto, a equipe de produção contou com 20 profissionais, além de centenas de figurantes.

Esta produção foi uma solicitação do Instituto Dom José Gomes, com apoio da Diocese de Chapecó, sendo compartilhada pelos diretores: Sander Hahn, Chico Caprario e Zé Boita. A produção executiva esteve com o professor do curso de Teatro da Unesc, Luiz Gustavo Bieberbach, e a coordenação geral do projeto sob responsabilidade do professor Paulo Sérgio Osório.

Alguns estudantes da Itepa Faculdades fizeram trabalhos acadêmicos, inclusive TCC´s, sobre o legado espiritual, eclesial e social de Dom José Gomes.

Fonte: Pascom – Diocese de Chapecó, SC

Facebook
Twitter
WhatsApp