O projeto “Se Liga na Fazenda” movimenta escolas municipais de Passo Fundo, Coxilha e Sertão pelo segundo ano consecutivo. A ação visa qualificar a aprendizagem de alunos dos 6º até o 9º ano do ensino fundamental, além de apresentar aos jovens diferentes vivências que fazem parte do universo do agronegócio. Uma parceria realizada entre uma empresa tradicional do ramo das sementes e uma de impacto social, a iniciativa promove diversas atividades que conectam o campo com a sala de aula.
Desde a criação do projeto, cerca de 900 participantes, incluindo alunos, professores e famílias, se envolveram com as atividades propostas pelos organizadores.A Secretaria Municipal de Educação faz a escolha das escolas, e os estudantes realizam uma visita imersiva na fazenda da Sementes Butiá, que fica localizada na cidade de Coxilha. Lá as crianças conhecem os setores, profissionais e os processos do dia a dia, além de serem instruídos sobre os cuidados com o meio-ambiente e o solo.
“Após a visita na empresa os alunos são provocados a desenvolver um trabalho com o que vivenciaram na fazenda. Eles têm como objetivo conectar a experiência vivida com os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de sala de aula.” destaca Manoela Bertagnolli, diretora administrativa da Sementes Butiá.
De volta à sala de aula, os alunos desenvolvem trabalhos inspirados no que aprenderam na visita. Os melhores trabalhos de cada escola são selecionados e vão para a final, onde acontece a escolha do melhor projeto e a premiação por todo o esforço.
Neste ano, 6 escolas da região participam deste projeto: EMEF Irmã Maria Catarina, EMEF Helena Salton, EMEF Escola do Hoje, EMEF Eloy Pinheiro, EMEF João Antônio de Col do município de Sertão e EMEF Pantaleao Thomaz do município de Coxilha.
“O projeto possibilita a oportunidade dos jovens estudantes se aproximarem do mercado de trabalho, aplicando seus conhecimentos dentro de sala de aula e conhecendo as oportunidades que o agronegócio pode gerar.” destaca Paulo Bertagnolli, sócio da Sementes Butiá.
A escolha e premiação do melhor projeto será feita na 4ª edição do Festival de Ciência, Inovação e Tecnologia (FECIT) de Passo Fundo, no dia 26 de novembro. O projeto continua no ano que vem, instigando as crianças a conhecer um pouco mais sobre o agro.