A trajetória de 110 anos do Hospital de Clínicas foi consolidada tendo o ensino entre seus pilares. Certificado como Hospital de Ensino desde 2005, hoje o HCPF é campo de prática para áreas técnicas, de graduação e de pós-graduação, por meio de programas e cursos próprios ou em parceria com instituições de ensino, destacando-se pela atuação nos Programas de Residência Médica e Multiprofissionais.
Os primeiros Programas de Residência Médica criados foram há mais de trinta anos, na área de clínica médica, em 1998, e de cirurgia geral, em 1999. Desde então, mais de 500 médicos concluíram sua especialização nos dezoito programas ofertados até 2024.
“O ensino é um dos pilares fundamentais de qualidade do Hospital de Clínicas. A presença do ensino em um ambiente hospitalar permite uma formação de profissionais qualificados, reciclagem do corpo clínico e uma assistência mais completa ao paciente.” evidencia o coordenador da Comissão de Residência Médica, campo de prática HC, Dr. Jorge Carlotto.
Com a constante evolução do conhecimento, a instituição se preocupa em oferecer aos residentes formação completa em suas áreas de atuação. “O Hospital de Clínicas participa ativamente destas mudanças, seja através da educação continuada de seus profissionais, do crescimento do seu parque tecnológico ou da melhoria das acomodações dos pacientes. A tecnologia de forma consciente e sustentável é a marca da nossa instituição.” destaca Dr. Carlotto.
O crescimento do segmento de ensino se une com a atuação em pesquisa clínica e acadêmica, proporcionando um ambiente de formação cada vez mais completo. “Todos os anos são marcos históricos na nossa instituição. O Hospital de Clínicas sempre está em busca da ampliação do ensino de qualidade. A persistência por melhorias, transformou o Hospital de Clínicas em uma instituição com 18 diferentes programas de residência médica e mais de 120 médicos residentes atuantes.” complementa. Atualmente os Programas de Residência Médica no HCPF são vinculados a Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Passo Fundo.
Trezentos e dezoito residentes multiprofissionais já tiveram como campo de prática o HCPF, se especializando nas áreas de oncologia, cardiologia, cirurgia bucomaxilofacial – em programas desenvolvidos com a Universidade de Passo Fundo – e também com a chancela do HCPF nas áreas materno-infantil, urgência e emergência, saúde mental e neurologia.
Para a coordenadora da Comissão dos Programas de Residência Multiprofissional, Marisa Diniz, a integração dos saberes desenvolvidos através dos programas de residência multiprofissional em saúde é de extrema importância, pois o trabalho colaborativo torna o cuidado ao paciente mais eficaz e assertivo. “A residência multiprofissional contribui para uma visão mais crítica e comprometida com os princípios do SUS, além da geração de inovações e pesquisas que promovem melhorias nos processos de trabalho e conhecimento relevante para o sistema de saúde.” destaca.
A coordenadora enfatiza ainda que a formação dos residentes é um processo contínuo que inclui a busca constante por novas informações e a reflexão crítica sobre os avanços na área da saúde. “Oportunizamos a construção de um currículo integrado e multidisciplinar/ multiprofissional, adotando estratégicas que combinem atualizações contínuas, integração tecnológica, práticas pedagógicas e clínicas/hospitalar, além de estimular a participação em congressos, cursos e pesquisas.”
Os programas de residência multiprofissional passaram por uma série de marcos importantes que convergem aos avanços do Hospital de Clínicas de Passo Fundo, entre eles, a coordenadora evidencia: “A melhoria no atendimento à população, a integração de saberes e a atuação colaborativa que geraram resultados positivos tanto para os residentes quanto para os usuários do SUS. Também cabe ressaltar a atuação dos residentes na linha de frente do atendimento prestado as vítimas da COVID-19, o incansável atendimento prestado diariamente nas unidades de internação, unidades de terapia intensiva, unidade de emergência, unidade de dor torácica e unidade de atendimento ao paciente com acidente vascular cerebral. Também todo o trabalho desenvolvido no centro de reabilitação e unidades básicas de saúde.” finaliza.
Ensino Técnico
Em nível técnico, a Escola de Educação Profissional – Escola HC já formou mais de 5 mil alunos e é a mais tradicional da região no segmento de ensino em saúde. Fundada em 1940, a Escola HC era antes chamada de Escola de Enfermeiras e Parteiras, sendo responsável pela formação qualificada de profissionais para a assistência hospitalar.
Com a modernização do ensino, atualmente a Escola HC viabiliza o Curso Técnico em Enfermagem, capacitando o acadêmico para atuar em diversos níveis de assistência, desde atividades relacionadas à recuperação e reabilitação, prevenção e apoio ao diagnóstico.
O segmento de ensino no Hospital de Clínicas está em constante expansão, demonstrando o envolvimento desta área com as atividades de assistência hospitalar. Este processo formativo qualificado contribui também com a habilitação plena de novos profissionais para a área da saúde e com a qualificação do mercado de trabalho.