Grupo Planalto de comunicação

Pedro Ortaça deixa UTI e segue tratamento no quarto do HCI em Ijuí

Foto: Edegar Cavalheiro

O cantor e compositor missioneiro Pedro Ortaça, de 82 anos, deixou na última quinta-feira (23), a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Clínicas Ijuí (HCI), onde estava internado desde segunda-feira (19), em decorrência de complicações causadas por uma pneumonia.

A informação foi confirmada por seu filho, Gabriel Ortaça, que compartilhou nas redes sociais um vídeo registrando o momento em que o pai foi transferido da UTI para um quarto do hospital. No novo ambiente, Pedro segue com o tratamento, sob acompanhamento médico.

Reconhecido como o último “Tronco Missioneiro”, Pedro Ortaça é um dos nomes mais importantes da música tradicional gaúcha. Em janeiro deste ano, ele já havia enfrentado um quadro de edema pulmonar, também tratado no HCI — condição caracterizada pelo acúmulo de líquido nos pulmões, o que compromete a respiração.

Atualmente, Pedro Ortaça e sua família residem em Ijuí, justamente para facilitar o acesso ao acompanhamento médico, incluindo o tratamento de diálise ao qual ele se submete regularmente. Ícone na preservação da cultura missioneira, Pedro segue o legado ao lado de nomes como Noel Guarany, Cenair Maicá e Jayme Caetano Braun.

Facebook
Twitter
WhatsApp