O ar seco e o frio comuns no inverno exigem um cuidado redobrado com as crises asmáticas. Isso porque a combinação de fatores ambientais, como o mofo, poeira e infecções respiratórias, somadas às mudanças climáticas e componentes genéticos podem desencadear as crises.
O médico pneumologista no Hospital de Clínicas de Passo Fundo, Dr. Gustavo Szortyka orienta sobre os cuidados indispensáveis para os asmáticos. “As duas medidas de maior impacto para evitar exacerbações de asma nesse inverno são a vacinação para a influenza (um dos principais gatilhos para crises) e a manutenção da medicação inalatória conforme prescrição médica.”
A maioria dos diagnósticos ocorre ainda na infância, mas alguns casos podem surgir apenas na idade adulta, conforme explica o pneumologista. “A asma é uma doença que apresenta um espectro de apresentações (fenótipos). Algumas delas podem evoluir com o aparecimento dos sintomas apenas na idade adulta ou mesmo em idosos.”
Segundo o Ministério da Saúde, 10% de população brasileira é asmática e a doença é relacionada a cerca de 400 mil internações hospitalares.
O especialista orienta sobre quais são os sinais para a busca de auxílio médico. “Considerando que os pacientes com asma apresentam recorrentemente sintomas como falta de ar, o principal sinal de alerta é a falta de ar que não melhora com as medicações inalatórias de resgate.” alerta Dr. Gustavo.
Chiado no peito, falta de ar, tosse e sensação de aperto no peito são sintomas característicos da asma.
A irritação nas vias aéreas pode estar relacionada a diversos fatores. “A doença pode piorar no inverno principalmente por dois fatores: temperaturas baixas que podem induzir contração da musculatura que reveste os brônquios e a maior prevalência de gatilhos como as infecções virais respiratórias.” esclarece Dr. Gustavo Szortyka.
Medidas que podem auxiliar na prevenção das crises:
>Manter o acompanhamento médico adequado.
>Evitar a exposição a fumaça do cigarro.
>Prevenir-se de infecções respiratórias, mantendo a vacinação em dia.
>Evitar locais ou itens com acúmulo de poeira e ácaros.
>Limpeza regular de tapetes, cortinas, mantendo o ambiente limpo.
> Agasalhar-se bem nos dias frios.