A deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) em Roma, na Itália, segundo informou o Ministério da Justiça. A detenção ocorreu após a parlamentar ser localizada pela polícia italiana em um apartamento na capital, conforme divulgou o deputado italiano Angelo Bonelli nas redes sociais.
Em 7 de junho, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o início do cumprimento da pena de 10 anos de prisão imposta a Zambelli por ataques ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A decisão atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), feito após a deputada afirmar que havia deixado o país.
Com o pedido de prisão, Zambelli passou a ser alvo de um alerta internacional para localização e captura, e Moraes também autorizou o envio da documentação ao Ministério da Justiça para dar andamento ao processo de extradição. A parlamentar saiu do Brasil no fim de maio e permaneceu na Itália desde então.
Agora, as autoridades brasileiras aguardam os próximos passos para que a deputada retorne ao país e cumpra a pena determinada pela Justiça.