Grupo Planalto de comunicação

Ferrovia entre Porto Alegre e Gramado terá investimento bilionário e promete impulsionar turismo e economia Projeto privado com concessão de 99 anos passará por 19 municípios e deve entrar em operação em até sete anos, conectando a Capital à Serra Gaúcha

Imagem criada por IA

Um projeto ferroviário que ligará Porto Alegre a Gramado foi oficialmente autorizado pelo governo do Rio Grande do Sul e promete mudar a forma de viajar entre a Capital e a Serra. Com investimento estimado em R$ 4,5 bilhões, bancado totalmente pela iniciativa privada, a concessão será válida por 99 anos e deverá gerar mais de 22 mil empregos diretos e indiretos.

O anúncio ocorreu na quinta-feira (7), no Palácio Piratini, e prevê que o ponto de partida seja na região do Aeroporto Salgado Filho, com destino a um dos principais polos turísticos do país. O objetivo é criar uma alternativa moderna, confortável e sustentável ao transporte rodoviário.

Trajeto e obras
O trem passará por 19 municípios da Região Metropolitana e dos vales do Sinos e do Paranhana. A construção exigirá obras de grande porte, incluindo 27 cruzamentos rodoferroviários, 15 pontes e viadutos — um deles sobre a Freeway (BR-290) — e nove túneis.

Modelo de concessão
Segundo o governo estadual, esta é a primeira autorização no Brasil para exploração privada de uma ferrovia dentro de um estado. A empresa responsável pela execução e operação terá direito à concessão por quase um século, em troca do aporte financeiro para viabilizar o empreendimento.

Expectativas e prazos
Com a promessa de movimentar a economia e incentivar o turismo, a obra aguarda agora a liberação das licenças ambientais e de infraestrutura pela Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do RS. A previsão é de que o trem comece a operar em até sete anos.

Para o governador Eduardo Leite, o projeto é um marco para o Rio Grande do Sul:

“Será um diferencial em muitas dimensões econômicas e também para a autoestima e a percepção dos gaúchos sobre si mesmos. Nosso governo está à disposição para colaborar em tudo que for necessário.”

Facebook
Twitter
WhatsApp