Grupo Planalto de comunicação

Datafolha: para 35%, culpa do tarifaço é de Lula e 22% de Bolsonaro Pesquisa foi divulgada no fim de semana. Para 17%, a culpa é atribuída a Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente

Foto: arte O Globo

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é visto como o principal causador do tarifaço de Donald Trump contra o Brasil por 35% da população brasileira, segundo pesquisa Datafolha divulgada no sábado, 16. Já o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é tido como o responsável pela sobretaxa por 22% dos entrevistados, enquanto seu filho, Eduardo (PL), é apontado como culpado por 17%.

Juntos, pai e filho somam 39%. Logo em seguida vem o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, com 15% das respostas. Cerca de 3% avaliam que nenhum dos quatro é o motivador das barreiras comerciais de 50% sobre as exportações brasileiras para os EUA. Os brasileiros que avaliam que todos são culpados somam 1%, enquanto 7% dos ouvidos pelo levantamento não souberam responder.

A pesquisa ouviu 2002 pessoas em 113 cidades do território nacional entre as últimas segunda e terça-feira, 11 e 12. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para cima ou para baixo, com nível de confiança de 95%.

A taxa de 50% sobre os produtos brasileiros exportados para os EUA entrou em vigor em 6 de agosto. Mesmo com uma lista de 694 exceções, itens como carne e máquinas já sofrem com a nova alíquota.

Facebook
Twitter
WhatsApp