O vereador Marcio Patussi (PDT), apresentou uma proposição sugerindo ao executivo municipal, conceder desconto no IPTU – Imposto Predial Territorial Urbano, para moradores de Passo Fundo que adotarem medidas de sustentabilidade em suas residências e entorno.
A intenção é incentivar proprietários de imóveis adotarem medidas sustentáveis e em contra partida obterem vantagens na hora de pagar o IPTU. As residências que tiverem acessibilidade nas calçadas, árvores plantadas, áreas com gramados ou jardins, energia solar, sistema de reuso de água da chuva, entre outros recursos, terão descontos, a ser fixado por lei municipal, do valor do imposto.
Segundo Patussi, “o IPTU Verde consiste em um conjunto de benefícios fiscais concedidos à população, mediante a adoção dos princípios da sustentabilidade nas edificações, como telhado verde, construções com materiais sustentáveis, separação de resíduos sólidos em condomínios, entre outros, lei que já existe em outras cidade e poderá ser aplicada aqui em Passo Fundo.”
O IPTU Verde terá que se inserir em uma nova legislação com criação de incentivos ambientais pelo município.











