O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo é referência no interior do estado por realizar procedimentos de alta complexidade. Neste mês de agosto, mais uma vez a instituição se coloca à frente, realizando a primeira cirurgia minimamente invasiva de aneurisma tóraco-abdominal. O procedimento foi realizado por um grupo de especialistas do Instituto Vascular INVASC, que atuam no corpo clínico do HSVP. O paciente, Darci Siota, 60 anos, morador da cidade de Vacaria foi submetido à cirurgia e recebeu alta hospitalar na última semana.
O médico cirurgião vascular que acompanhou o caso desde o início, Dr. Rafael Stevan Noel, explica que o paciente possuía uma dilatação complexa da aorta, artéria que leva o sangue do coração para os membros inferiores e órgãos abdominais. “Na maioria das vezes essa dilatação acontece no segmento final da aorta, abaixo das artérias renais. No caso de Darci esta dilatação afetava toda a porção abdominal do vaso, comprometendo não só as artérias renais como também as artérias que irrigam o intestino, o fígado, o pâncreas e o baço”, conta o médico. O especialista ressalta que o tratamento minimamente invasivo para os aneurismas infra-renais já está consolidado, mas no caso dos aneurismas complexos isto ainda representa um desafio. “Realizamos em Darci o implante de uma endoprótese com fenestras e ramificações, isso na tentativa de preservar ao máximo a circulação normal do paciente. O material utilizado foi feito especificamente para este caso”.
A cirurgia teve duração de seis horas, bem menos do que duraria pelo método tradicional, além da recuperação ter sido mais rápida. “O índice de complicações no procedimento convencional, a cirurgia aberta, pode chegar a 80%, já com o tipo de procedimento realizado, a cirurgia minimamente invasiva, estes índices podem cair até quatro vezes. A recuperação do paciente Darci foi excelente. Não ocorreu nenhuma complicação pós-operatória”, afirma o vascular.
A cirurgia é realizada em poucos centros de medicina do Rio Grande do Sul e pela primeira vez foi feita no interior do estado. “A cirurgia contou com a colaboração do Dr. Marcelo Ferreira, que atua no estado do Rio de Janeiro e é especialista neste tipo de procedimento, além dos cirurgiões vasculares Dr. Adolfo Lara Brkanitch, Dr. Jaber Nashat Saleh, Dr. Julio César Bajerski e Dr. Omar Toufic Mounzer”, informa.
Darci Siota que foi submetido à cirurgia no dia 15 de agosto, voltou pra casa no dia 22, bem de saúde e muito satisfeito com o resultado da cirurgia. “Eu fui muito bem atendido aqui, só tenho a agradecer pelo cuidado que recebi desde quando eu descobri o problema. Acredito que a confiança que os médicos me passaram foi o que fez a diferença no atendimento”, enfatiza.
Outros pacientes já estão aguardando para realizar procedimentos similares. “Hoje eu já me sinto muito bem. Fico feliz em saber que sou o primeiro e que deu tão certo”, comentou Darci emocionado.











